quarta-feira, 23 de março de 2011

JAPONEIRAS, IGREJA E CAFÉ

Não vou fugir de continuar a descrever episódios da minha fuga, mas vou num registo diferente dos anteriores, sob a forma de pequenas notas, escrever sobre uma bela visão colorida, a entrada numa igreja que nunca tinha conseguido visitar e no café mais famoso do Porto.
No passeio a
pé que fiz com o amigo que me “emprestou os ouvidos” para ouvir as minhas queixas, encontrei perto do restaurante A Brasileira várias japoneiras (cá para o sul chamamos-lhe cameleiras), fiquei deslumbrada, as suas flores em tons de rosa estavam lindas, dignas de serem admiradas, exibiam-se com uma fragilidade aparente, muitas das suas pétalas tinham tombado sobre o passeio e forravam-no como se um mar rosado por ali tivesse encontrado o seu lugar. Creio que ninguém que por ali passe fique indiferente a esta beleza.
Tenho pena de não ter uma fotografia, elas mereciam, junto duas tiradas da internet que ficam muito aquém da realidade.

Também nesse passeio a pé consegui entrar pela primeira vez na Igreja de Santo António dos Congregados, nunca a tinha visto com a porta aberta. É uma igreja que se encontra situada muito perto da belíssima estação ferroviária de São Bento, construída no início do séc. XVIII, sobre uma capela do século anterior, possui uma frontaria em estilo barroco forrada com azulejos modernos, da autoria de Jorge Colaço, representando cenas da vida de Santo António. No seu interior, com uma só nave, encontrei painéis descritivos de passagens da vida deste santo. Merece ser visitada!

Num dos dias, lanchei no Majestic, permaneci lá algum tempo, menos do que gostaria, porque embora houvesse música ao vivo, os clientes eram demasiado barulhentos e pouco respeitadores do pianista que tocava, além disso uma multidão de jovens, acompanhados de adultos que me pareceram ser professores, invadiram o espaço e a confusão começou a ser demasiada até para mim que estou habituada a lidar com muita gente. O local, na minha opinião, não é o mais indicado para este tipo de invasões.
Mesmo assim o lanche foi agradável, um chá servido em loiça de porcelana com uma torrada…
Noutro dia, lanchei noutro local, um lanchinho diferente bem agradável …mas isso é outra história!

29 comentários:

  1. Sentadinha á secretária, fui lendo, lendo...e agora espero pela próxima história.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Maria Teresa, o Majestic é mesmo um café delicioso. Nunca falho uma visita, de cada vez que vou ao Porto. Felizmente nunca apanhei um bulício idêntico...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Querida Lilá(s) o texto fugiu-me antes de lhe fazer a maquilhagem final, está um bocadinho diferente do texto que leu...A diferença não é muita mas teve algumas emendas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Querida Manuela o Majestic é lindo... Já lá tinha estado várias vezes a tomar o chocolate quente. Desta vez não tive sorte, mas como penso lá voltar, seria estranho se acontecesse o mesmo:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. E depois deste lanche, um pouco barulhento,que tão bem descreveu, o que se seguirá? porgunto eu... algo surpreendente nos espera! :)cá aguardo impacientemente... beijinhos floridos

    ResponderEliminar
  6. Oi mariateresa
    demoro um pouquinho pra vir te ver e sempre encontro novidades, passeios , aventuras.
    Gosto tanto que fico horas por aqui a deliciar-me com seu diário de causar inveja ! rs

    deixo abraços

    ResponderEliminar
  7. Estou a ver que teve uns dias repletos de coisas maravilhosas e lugares repletos de imensa história o importante é que tenha descansado muito e que regresse com as baterias carregadas.
    Abraço doce
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  8. Querida Eva penso que com a idade cada vez estou mais atenta ao que me rodeia,vibro com aspectos que eram pouco relevantes (pensava eu) que até me passavam despercebidos. Hoje tenho mais tempo e poucos horários a cumprir...
    Nem sabe como gosto de a voltar a ver nos nossos "cantinhos".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. O segredo está em saborearmos cada momento e cada sensação ao máximo!!! ;) Beijinho grande minha querida

    ResponderEliminar
  10. Querida Lis eu empolgo-me muito com as coisas que vivo, consigo continuar a ver o mundo a cores (nem sempre mas muitas vezes9 e sinto que tenho que aproveitar ao máximo tudo o que me é "oferecido" para viver.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Saraif as coisas são sempre maravilhosas nós é que muitas vezes as estragamos ou não sabemos tirar o melhor partido possível delas.
    Eu ando a redescobrir lugares e a redescobrir-me, penso estar a levar esta tarefa a bom porto.
    Tenho imensas saudades suas!
    Beijinhos embrulhados para si (com sabor a abraço)!

    ResponderEliminar
  12. Querida Buxexinhas é exactamente isso...querermos ( e podermos) saborear ao máximo as coisas belas que existem e que estão ao nosso alcance.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Menina maria teresa,

    Mas que bela passeata!
    E que feliz fico por ti! Tenho a sensação que além de um belo passeio tiveste uns "belos ouvidos" que te souberam ouvir.
    Acreditas que não conheço o Porto?
    Uma vergonha, podes dizer!
    Beijinho SEM embrulho.

    ResponderEliminar
  14. O Porto tem muito para visitar! Já há muito tempo que não vou para esses lados, quem sabe um dia volto!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  15. Maria Teresa
    Estou a adorar essa sua visão romantica sobre a Mui Nobre - Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.
    Obrigado
    G.J.

    ResponderEliminar
  16. é impossível ir ao Porto e não passar um pouco de tempo no "Majestic" - é único.

    ResponderEliminar
  17. Carago mulher, não me digas que não foste à Lello!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. "pequenas" grandes histórias repletas de minuciosos elementos que me dá vontade de divagar e partir em busca de lugares bucólicos onde possa estar em silêncio e olhar os outros sem ser vista... e pensar, pensar em mim, em todos e em tudo...isto dá-me uma sensação de liberdade que não imagina!
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Maria Teresa,
    Pena é que a Brasileira já não tenha o charme de outros tempos. A última vez que l+a fui (há naos) estava cheia de aço inx e de balcões. O Magestic, felizmente ressuscitou.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Querida Teresa "ouviram-me" muito bem e deram-me um parecer, sobre uma situação que se andava a arrastar, que me elevou o ego. Senti foi uma certa vergonha porque lhe pedi "socorro", não ia lá com ideia de, desta vez, me encontrar com este amigo. Mas os amigos verdadeiros também servem para isto, não é verdade?
    Não é vergonha nenhuma, vergonha é nunca se ter ido a Trás-os- Montes como acontece comigo, mas vou até lá e ver tudinho com uma antiga aluna nos fins de Julho, ela tem lá família e fez-me um convite irrecusável...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  21. Querida Anira se tem...ultimamente tenho ido lá algumas vezes.
    É uma cidade com características bem diferentes de Lisboa. Actualmente até é muito fácil ir-se...e rápido!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querido Gaspar "deixei-me" perder de amores pela cidade, o engraçado é que a conheço melhor sob o ponto de vista artístico (visitei em pormenor a maior parte das obras barrocas, com uma especialista na arte dessa época e fui a locais que não estão abertos ao público), agora ando a vê-la como se fosse habitante, um outro modo de olhar...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querido Pinguim já lá tenho ido e nem sequer passar pelo Majestic com pena minha mas ia com uma programação a cumprir, neste momento, enquanto as minhas pernas o permitirem, fá-lo-ei sozinha...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querido AL é mesmo carago mas não tive tempo, andei por outras bandas mas passei lá de autocarro. Tenho a impressão que é a 2ª vez que vou ao Porto e não entro na Lello.
    Mas levava um mapa que foi comprado lá (não se perdeu tudo:):):))
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida CF faço isso que diz e faço-o muitas vezes...
    Já se deve ter apercebido que tenho um Refúgio numa aldeia na zona de Sintra acredite que é um local onde me sinto em paz comigo e com o mundo.
    Não me posso queixar, sou uma sortuda!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querido Tio não entrei na Brasileira e pelo que me diz ainda bem, ia ficar desiludida...passei na rua e no passeio oposto.
    Acontece-me isso com a casa dos fofinhos de Belas, estragaram tudo....
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Tudo muito bonito, tudo muito bem, muitos passeiozinhos, muito Majestic e muitos chás com ouvidos, mas nem uma palavrinha sobre as tripas.
    Quer dizer: foste a Roma e não viste o Papa.
    Uma tristeza!!!
    :-)
    Beijo (apesar desta falha)

    ResponderEliminar
  28. Querido Carapau, querias que eu visse as tripas do Papa? Nunca o vi a ele, quantos mais as tripas...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  29. Eu não confirmo, mas ia jurar que as "Japoneiras" são conhecidas por outro nome aqui na "Inbicta", mas prometo indagar e depois dizer alguma coisa. Essas árvores são também conhecidas pelo "insólito" de nascer primeiro a flor, que depois de cairem todas, nascem as folhas:)

    Majestic...raramente entro lá :o) a sério! Como diria o outro, "tem dias".

    Andaste pela "minha zona" :))))))

    ResponderEliminar