segunda-feira, 21 de março de 2011

INSONSO

Para que não fiquem “suspensos” e com muita vontade de saberem até onde me fui procurar, aqui vai um pequeno apontamento muito insonso (não vão encontrar sal, açúcar ou pimenta, na maioria dos dias da fuga estes condimentos ausentaram-se, a culpa foi da crise).
Fugi “cá dentro”, a cidade do Porto esperava por mim e eu precisava dela para palco do meu reencontro. Pela segunda vez, numa vida em que já palmilhei muitos “caminhos”, fui sozinha a esta cidade. Fui de comboio (o Carapau para peixe, vê muitíssimo bem) em classe turística, beneficiando do desconto que têm direito os seniors. Sim, sou sénior! E tenho uma vaga impressão de que gosto da palavra (???).
Chegada à estação da Campanhã, não fiquei surpreendida (porque seria?) por não ter sido recebida com a pompa que a ocasião merecia, mesmo assim aguardei meia hora, que me impus, pela chegada da comitiva "acertada", a qual atacada por um vírus muito conveniente, tinha e teve durante todo o dia, os contactos possíveis inoperacionais.
Fiquei alojada sozinha, como aliás estava programado, no antigo Hotel Batalha de boa memória, hoje Mercure de seu nome, situado na praça que lhe deu o nome “primeiro”, juntinho à rua de Santa Catarina. Dele tinha uma boa recordação que quero preservar e outras menos, cheias de barbas brancas que precisam de ser arrancadas pêlo a pêlo (talvez um dia…quem sabe? Eu estou preparada, as barbas estarão?)
Nunca me senti só nem sozinha, durante o almoço do dia da minha chegada, tive a companhia de um amigo a quem telefonei, tipo S.O.S., para lhe pedir de empréstimo os ouvidos. Gentilmente ouviu a minha diatribe e fez-me caminhar a pé para espairecer…Foi excelente e serena essa tarde!
Soube aproveitar bem o tempo que por lá passeei, mas vou pulá-lo e cair no sábado dia 12, dia de má ou boa memória, dependendo do ângulo em que foi visto, por tudo aquilo que me veio a acontecer. Logo pela manhã, ao sair do hotel, tropeço literalmente com uma horda de elementos da comunicação social e de mirones (como sou pouco modesta ainda pensei, cá está a minha recepção, atrasada mas chegou!).
Sou um membro da geração à rasca (odeio o termo), mas detesto multidões! Fugi do local! E fiz algo que não sonhava sequer fazer, subi a pé com bastante prazer e interesse, toda a rua de Santa Catarina, observando as suas lojas e os seus passantes. A partir de uma dada zona, comecei a notar uma diferença enorme nas habitações e nos habitantes, pensei e interroguei-me: fui teletransportada (de vez em quando tenho alguns delírios), estou algures perdida no “espaço”, volto para trás, avanço, que faço?
Não sou sénior (estou a amar a designação) de me amedrontar facilmente, avancei debaixo de uma situação climatéria adversa, choviam “cats and dogs” (eu que sou uma naba a inglês lembrei-me desta expressão) e cheguei à Praça Marquês de Pombal (não fazia a mínima ideia que no Porto havia uma praça com este nome).
Levava “leitura” (outra tara minha, ando sempre com um livro no caos que são as minhas enormes malas de mão), procurei um local onde pudesse estar uns tempinhos comodamente sentada sem ninguém a incomodar-me e ei-lo …



Foto via satélite (tirei uma no local, com telemóvel, mas ainda não sei enviá-la para o computador)

um café de nome Satélite, no rés-do-chão de um prédio bastante degradado, idêntico no seu aspecto, aos que num passado não muito distante, existiam em todos os bairros das cidades portuguesas. Bastante espaçoso, com um só empregado que me pareceu ser o dono e um quiosque de jornais. Lá dentro só homens (poucos), lendo “matinais e desportivos” e saboreando o seu cafezinho da manhã, parecendo que todos se conheciam.

Entrei, e era esperada por vários pares de olhos vidrados em mim (senti-me uma ET que tinha acabado de chegar a um local pouco habituado a receber exemplares do sexo feminino e desconhecido). Acomodei-me num cantinho, por baixo do televisor, colocado bem alto na parede. Fiquei com uma vista panorâmica para a sala e para a rua, toda a minha plateia estava bem visível e na frente dos meus olhos, (ainda pensei fazer um número dos meus que não posso relatar aqui)… pelas caras de quem entrou e saiu observei a estupefacção de verem “uma sénior” sozinha, lendo e saboreando um chá, sentada numa mesa que ninguém deve querer e num café quase deserto.
Como gostava de saber ler mentes…

O tempo não perdoa, começaram a surgir algumas mesas preparadas para receber comensais para almoçarem, era hora de me retirar e assim fiz, depois…isso já foi outra história, uma história com muito tempero…

47 comentários:

  1. MARIA TERESA, a primeira vez que me ofereceram vantagem com entrada ¨Senior¨ foi numa Casa de Shows,onde se apresentava o cantor Ney Matogrosso. Paguei apenas meio ingresso,por ser considerada ¨Senior¨. Desde esse dia, a cada passo sou lembrada da minha condição ¨Senior¨.Desta maneira,não tem como esquecer esta nova condição.

    ResponderEliminar
  2. Querida Maria Teresa, que bela descrição da Invicta e que bem arrojado foi o seu paseio. Espero novas crónicas, ou não...
    Até à meia dúzia e anos, conheci mundo, desta maneira solitária e destemida e não me arrependo!
    Beijinhos e uma óptima Primavera :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Paloma não me importo nada de ser sénior, já comecei até a fazer uma "poupança" com os euros que deixo de pagar se não o fosse:):):)E já vivi muita coisa, se ainda fosse júnior não tinha estado nas décadas maravilhosas do século XX.
    Passei a ter uma família carioca a viver ao meu lado, na minha casa de Lisboa (já as conhecia...aconteceu quando estiveram cá há dois anos a comprarem o andar e a remodelá-lo), estou contente por isso, são muito alegres e muito cultas...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Uma "sénior" (as palavras são da minha amiga), com muito arrojo. Sim, só com muito arrojo é que uma sénior vai so "Satélite", a poucos metros do Marqês :o)...ainda bem que foi de dia.

    Adiante.


    Para a próxima dê um "toque", que eu terei imenso prazer em a convidar para tomar um "cimbalino" :))) no "Progresso"...ali para os lados de Carlos Alberto, bem perto do "Piolho":))))

    Tudo de bom!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Querida Manuela e descobri muito mais coisas...até o amarelinho (o autocarro de turismo amarelo, que foi motivo para quem não me conhecia, rir por causa do diminutivo que lhe coloquei)
    Não fui tão arrojada assim,´... só nestas situações tenho alguma pena de não ter menos una aninhos, ... o mundo estaria ao meu alcance:):):)Algum apenas, livra! Não me estou a ver como uma Indiana Jonas:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. ...e porque será que tenho a sensação que, num desses dias, algures pela baixa do Porto, eu parei numa passadeira para dar passagem à minha amiga?! :)))

    Será?...fiquei com essa sensação!

    ;)

    mais beijinhos;)

    ResponderEliminar
  7. Querido Aflores não te comuniquei nada porque ia numa missão de "fuga", queria resolver um problema que até resolvi (mais ou menos)... não me esqueci da "promessa".
    É tão fácil ir ao Porto, basta combinarmos um dia vou de manhã sem ser muito cedo, chego por volta da hora do almoço, faço umas comprinhas ou dou um passeiozito, tomamos um Cimbalino, damos dois dedos de conversa (ambos devemos gostar muito de falar) e volto ao fim da tarde.
    Será certamente um dia bem passado...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  8. Querido Aflores em resposta à segunda comunicação, a pessoa agradeceu? Então era eu:):):)Dá-me mais pormenores que eu confirmo ou desminto.
    Toma lá outra leva de beijinhos embrulhados!

    ResponderEliminar
  9. Eu moro pertinho! Que pena não ter sabido que vinha cá,poderia ter sido sua guia pelo Marquês :)Ali pertinho temoa a livraria RES e um pouco mais longe, várias pastelarias muito boas, como a do Doce Alto. E também já senti o que refere, quer por vir de Santa Catarina até ao Marquês, quer por entrar em cafés assim.
    Vou ficar a aguardar mais pormenores da viagem até cá.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  10. "O Carapau para peixe vê muitíssimo bem" e para além de ver o combóio também "vi" o destino do mesmo, mas calei-me. Sou discreto.
    Quanto aos teus passos na "Inbicta" já os dei eu muitas vezes e já muitas vezes fiz esse trajecto do ex-Batalha até ao Marquês (lá só se diz Marquês e não Marquês de Pombal)e conheço o Satélite e tantos outros satélites do Satélite.
    E digo-te mais. Foi por pouco que não nos cruzamos na R. de Sta Catarina. Foi o teu azar. Levava-te a uma visita guiada... ou melhor, não levava, porque a tua visita não era turística.
    Quanto à história que se seguiu, com muito tempero,não sei não... Olha que estou de dieta. :-)
    Bjo, carago!

    ResponderEliminar
  11. :( sob sob... Então de visita ao Porto e calada que nem um rato (sénior pronto)?? Ai Ai... Também precisava de uma viagem dessa, quem sabe à capital... também iria de comboio e sozinha... Mas porque é que ainda não sou sénior, bolas ?! :)) Entretanto, voltei a viajar nos medros da blogosfera, a malvada não me deixa ir embora... rrrsssss. Ofereceram-me um pc veja lá!! E cá tou... caída que nem uma patinha!!! :)) Vou matar saudades a todos com tempo. Um beijo enorme querida amiga.

    ResponderEliminar
  12. Alguns lugares são um bocadinho assustadores... Eu gosto de estar no meu canto, não gosto de confusões.

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria Teresa,
    Quando vier para essas bandas diga! Nem sabia que o Satélite aind existia...E que grande passeio a pé!
    Vou com alguma frequência a Santa Catarina :) mas a estação de Campanham (escrito como se ouve, carago), é uma rotina...
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Uma Viagem cheia de peripécias despoletadas pelo «Outro» quando se depara com algo incógnito ou desconhecido.
    Engraçado comigo aconteceu o mesmo.
    Cheguei à Residencial Aliança, onde tinha feito a prévia marcação da estadia, e após formalizar tudo o Sr. disse "a cama é de casal"... Sorri e disse-lhe "venho sozinha"... "em negócios?", perguntou ele... "não", respondi, e, já com as chaves na mão, subi até ao meu quarto. O Sr. ficou mesmo intrigado. Ainda hoje me ri-o sozinha quando me lembro disto.
    Apesar de não ter passado muito tempo na residencial durante o pequeno almoço falava com o afável casal e estes acabaram por ficar mais tranquilos... afinal eu não era nenhuma "terrorista" :)
    Na despedida eles já tinham percebido o que me tinha levado a viajar sozinha e nem precisei de lhes dizer nada. Um dia quando lá voltar ficarei no mesmo local!

    ResponderEliminar
  15. Querida Gábi adorei ter feito o que fiz...e já vi que no Porto há excelentes pastelarias, aliás neste sábado fui a uma casa de chá muito agradável onde bebi um chá de jasmim e comi scones, não sei o nome da casa, mas posso perguntar a quem me levou até lá...
    Para a minha próxima fuga aviso e então terei uma enorme multidão à minha espera:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  16. Querido Carapau o que eu aprendo contigo...mas vais-me desculpar, a praça tem o nome de Marquês de Pombal, o que os portuenses lhe chamam é lá com eles:):):)
    Como é que tu sabes tanto da minha vidinha, já viste que eu não sei nada da tua?
    O que acho muito engraçado é que há pessoas que passam por aqui que pensam que nos conhecemos...até já jurei que nunca te ouvi sequer a voz:):):)Já agora o que é que andavas a fazer por lá? Hummmm, essa gostava de saber:):):)
    Ainda ninguém te ensinou que há temperos que são favoráveis às dietas, aprende alguma coisa comigo, carago!!!!
    Beijinhos embrulhados (sem açúcar) para ti!

    ResponderEliminar
  17. Querida Eva esta foi a melhor prenda dos últimos tempos, saber do seu regresso...com isto não quero minimizar os meus outros amigos mas, quando uma "filha" ausente regressa, há festa e de arromba.
    "Descobri" que há muitos combóios regionais, não é difícil ir lanchar consigo, para a próxima que espero ser breve, não me escapa:):):)
    Beijinhos embrulhados para si

    ResponderEliminar
  18. Querida S* eu gosto de me aventurar, de descobrir lugares fora das "rotas" muito bem delineadas...mas sou cuidadosa, não sou uma verdadeira "aventureira".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querido Tio fica prometido...quando voltar ao Porto e não deve demorar "anos"...aviso, e pelo que tenho lido nos comentários vou conhecer muita gente...GOSTO!!!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Querida Marlene parece que estamos em caminhos paralelos...é delicioso sentir isso!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Sim senhor uma "sénior" foi à Invicta, carago!
    Um grande Abraço!

    ResponderEliminar
  22. Querido Álvaro fui à Inbicta mas boltei, carago! :):):)
    Tu não és de lá? Jurava que sim:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. já estive na invicta asm como tu. sozinha. só tinha a companhia do meu filho À noite quando saia da faculdade de resto todo o dia vagueei pela rua de santa catarina , ribeira, e até boavista e como tu sentava-me num café e lia. e e observava as pessoas a passar na rua, so bo anisso ( a observar)
    kis :=)

    ResponderEliminar
  24. "sou boa nisso" refaço a ultima frase com a pressa nao reparei que tinha erro.

    ResponderEliminar
  25. Não sou carago, mas por motivos profissionais e outros, vou lá duas vezes por mês!
    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro dar esses passeios sózinha no Porto... Pensando bem já faz algum tempo que não me meto no comboio para ir passear pela rua de S. Catarina... Gosto muito de ir andando pelas ruas, ver as montras e observar os outros transeuntes..
    Quanto a si, temos uma sénior irreverente???!!! Gostava de estar lá para ver a cara dos outros do café!!! eh eh eh

    ResponderEliminar
  27. Querida Avogi reforço a minha opinião és mesmo "avogada", ó "melher" é preciso calma...mas eu tinha entendido ( sou muito esperta)...
    És "muita boa" nas observações, já notei há muito .... até tenho medo que me observes os "interiores" :):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Querido Álvaro, já agora vais a partir de onde? ;););)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  29. Querida CF pelo que leio não estou só nesse meu prazer em andar sozinha por locais a descobrir...
    Vou fazer o mesmo noutras localidades do nosso país, locais que não visito há muito.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Ola querida passando p dar uma fuxicada no seu blog, ja tem um tempinho q não venho :(
    Assim q chegar em kza vou ler seu texto com um pouco mais de calma.
    mil bjnhus te mais ^^)

    ResponderEliminar
  31. Ai que o preconceito sempre impera. Se somos mais velhas e estamos sozinhas, é porque ninguém nos quer. Se somos mais jovens, estamos á procura de alguém. O que vale que ando pra isso.

    Olha ir ao Porto sozinha ou não é uma delícia. E se tivesses ido a Foz. UAU!

    ResponderEliminar
  32. Querida Cíntia dá as fuxicadas que quiseres no meu blogue, é sempre bem-vindo quem vier por bem...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  33. Querida Pitanga quem te disse que não fui à Foz?:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  34. Querida Maria Teresa,

    AMO a minha cidade Lisboa,mas Adoro a cidade invicta Porto.Primeiro porque tenho lá bastante familia e depois porque apesar de ser uma cidade escura têm a sua beleza propia.As gentes são diferentes da capital(apesar de hoje em dia eu achar que não se nota tanto a difença).
    Gosto de passear-me pela Foz.
    Sou assim um pouco como voçê...Trago sempre comigo uma boa leitura para sossegar-me num sitio comigo mesma.
    Adorei toda a sua descrição do momento em questão.
    Minha querida penso que hoje em dia em qualquer lugar...não só a si mas a qualquer pessoa nos olham como uns ets....um dia eu consigo encontrar uma explicação!:)
    Bom que esteja de volta a nós!

    Bjinho cheio de luar

    ResponderEliminar
  35. Com tanto sítio giro foste abancar num pardieiro daqueles?!?

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  36. Excelente passeio e uma boa descrição. Gostei! beijinhos.

    ResponderEliminar
  37. Ó cum carago, atão posta aí a foto da Foz! Rrrrrraistaparta. hehehehe

    ResponderEliminar
  38. Querida Moonlight sinto tudo isso que descreve...não me importava de ir morar para o Porto, cheguei a ponderar essa hipótese mas, ficou em "águas de bacalhau"...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Querido Rafeiro sítios bonitos conheço muitos, os feios também devem ser contemplados ou não?
    Espero que o teu comentário não tenha tido outro sentido:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti (espero que tenhas o pêlo bem lavado)!

    ResponderEliminar
  40. Querida Olga isto foram cerca de duas horas apenas da minha estada no Porto.
    Vi outras coisas bem mais "interessantes":):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  41. Querida Pitanga até te posso enviar uma foto da Foz mas não tirei nenhuma por isso seria batota:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  42. Adorei este post.
    E duas notas: durante anos, o então Hotel Batalha foi o hotel de sempre da minha família, quando ia ao Porto.
    A outra, é que na próxima semana vou arranjar o meu cartão de sénior, pois então.

    ResponderEliminar
  43. Querido Pinguim e porque fui para este hotel? Porque seria? Porque era um dos hóteis que costumava frequentar quando ia até lá (há séculos), está totalmente remodelado mas é muito agradável e todos os empregados com que me cruzei foram uma simpatia...
    Eu não tenho "cartão", mostro o meu BI e nem sempre é preciso...há teatros e outras salas de espectáculos em que temos descontos (no São Carlos tive, não sei é se é em todos os espectáculos).
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  44. Querida Maria Teresa!

    O teu talento é feito de sensibilidade, talento mas também de muita imaginação criadora!

    Quem vem ao Porto e vai "estacionar" num "satélite" dentro da Terra, que conheço bem, só podemos dizer que além de todas as qualidades, existe também alguma irreverência.

    Continua assim porque passaremos a gostar ainda mais de ti!

    Um beijinho

    Renato

    ResponderEliminar
  45. Com que então foi de vista à minha cidade! Espero que tenha trazido uns chocolates da Ateneia e comido um eclair da Quinta do Paço.

    ResponderEliminar
  46. Querido Renato ainda não percebeste que eu sou uma "adolescente" no corpo de uma sénior...sou uma amante da vida que se empolga com tudo o que a rodeia e vê com muito prazer tudo aquilo por onde passa, tirando o máximo de prazer de tudo isso...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  47. Querido Carlos, nada disso...portei-me muito bem, o que comi mais perto de um doce foram scones com compota (aqui para nós que ninguém nos lê vou tomar nota dessa sugestão, segredo...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar