terça-feira, 22 de março de 2011

AMARELINHO

Estava eu sentadinha numa pequena praça, olhando o Rio Douro e pensando, pensando…quando vejo passar um autocarro de turismo vermelho, tão vermelhinho que acendeu uma luzinha na minha já tão brilhante mente… Vou fazer o papel de turista (bem analisada a situação até era) decidi e quando decido uma coisa, fujam…decido mesmo.
Num quiosque, bem perto, informei-me das diversas hipóteses de percursos e escolhi o “amarelo”, o bilhete dava para 24 horas e permitia-me dar um longo passeio pela cidade, fazendo uma viagem panorâmica da mesma, por ruas interiores e pela zona costeira do lado do Porto e do lado de Gaia. Também tinha direito a uma viagem por rio e uma visita guiada às Caves Calém .
E lá fui eu! Entrei no amarelinho* na tal praça, que fica relativamente perto da rua Miguel Bombarda**, subi para o primeiro andar, mas não me aguentei lá muito tempo…o vento que se fazia sentir ia-me arrancando os cabelos.
Disfarçada de “turista” de auscultadores nos ouvidos, tomando nota mental das informações que me eram dadas (que esqueci de imediato) e ouvindo música portuguesa.
À beira rio viajou comigo em pensamento Gaspar de Jesus, um amigo que visita muito este blogue, fotógrafo de profissão mas não um mero fotógrafo, um Mestre na sua Arte. Vi no local os “modelos” de muitas das suas excelentes fotografias as quais fazem juz à beleza característica da cidade do Porto, das suas lides e das suas gentes.
Como tinha apanhado a “carreira” sem ser no início do percurso, depois de voltarmos de Gaia, houve uma paragem de meia hora na Ribeira que eu aproveitei para almoçar (mais ou menos) e fazer outra coisa que vocês sabem muito bem o que foi. No meu “mais ou menos” almoço entabulei conversa com duas jovens que foram de uma enorme simpatia. Em poucos minutos podemos ter “tanto”! O que nos rimos…
De novo no “bus” lá fui eu, mais uns tantos ou quantos turistas “estrangeiros”, continuando a admirar por fora a beleza de muitos edifícios, muitos dos quais conheço muito bem por dentro, e o estado muito degradado de outros.
Desci, bem-disposta, feliz até, na paragem onde tinha entrado…

*O amigo que me emprestou os ouvidos acha muita graça aos diminutivos que os lisboetas (serão só estes?) dão a muitas palavras.
** Neste local deu-se a hecatombe…a minha comitiva foi despedida com justa causa, não lhe dei nenhuma indemnização e talvez venha a ser penalizada por perdas e danos…ainda vou pensar.

35 comentários:

  1. Ora aí está uma ideia para pôr em prática, um dia destes...

    ResponderEliminar
  2. É uma paisagem única... fico sempre deliciada!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Teresa, que boa ideia! A próxima vez que for ao Porto, vou dar um passeio no amarelinho e ficar a conhecer um pouco mais, desta cidade linda!
    E obrigada mais uma vez, pela sua ajuda, pois eu pensava que era defeito meu, utilizar tantos diminutivos e o resto da família nortenha, andar sempre a "gozar" comigo ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Querido Pinguim pode-se comprar o bilhete numa caixa multibanco no dia ou com antecedência, no Alfa, em turística (a classe de conforto, como é evidente não tem descontos) fica em 30 euros ida e volta.
    É uma viagem muito agradável, leva-se qualquer coisa para ler e num instantinho estamos no Porto.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Querida S*, o passeio ao longo do rio já o fiz, vezes sem conta, no presente e no passado...é sempre diferente mas fabulosa!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. Querida Manuela há também o "vermelhinho", não reparei se há mais cores.
    Eu sou muito atenta a pormenores e deles consigo, felizmente, fazer uma festa...o que me diverti por causa do "amarelinho":):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Este passeio pelo Douro é magnífico e a visita ao Cálem também. Agora, não tirares uma foto da FOZ?? Sabes o que é isto? "Imbeja cas lisbuetas taem da Imbicta, mai nada".

    ResponderEliminar
  8. Querida Pitanga, mau-mau maria, não me conheces ainda bem...sou uma nódoa a tirar fotografias, esqueço-me sempre da "mánica" (que por acaso neste momento está "emprestadada" ao rapaz). Se tenho fotografias de muitos sítios por onde passo é porque tenho dois "fotógrafos privativos" ( comigo é sempre assim tudo na "privada"):):):)
    Quem me dera poder ir biber pra Inbicta, carago...(porque me estou a justificar???)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei cheia de vontade de ir até lá.
    Boa ideia!
    xx

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria Teresa!

    Que belo passeio!!!!

    E no "amarelinho" do nosso contentamento!!!!

    Um beijinho

    Renato

    ResponderEliminar
  11. Uma boa noite, Maria Teresa ))

    Ainda bem que apanhou o 'amarelo'. Ninguém lhe perdoaria no Porto por utilizar um autocarro vermelho ))

    ResponderEliminar
  12. vou ao porto mauitas vezes como já referi e ainda a nao viajei nesse descapotável mas vou seguir o teu exemplo ai vou vou
    kis .=)

    ResponderEliminar
  13. Querido Tio também acho...e com tanto entusiasmo da parte dos comentadores, qualquer dia mudo-me para lá... (já o quis fazer mas foi uma vontade adiada)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  14. Querida Papoila é uma excelente ideia e um bom passeio:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querido Renato se foi, se foi...carago!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querido Salvador para a próxima vez vou andar no vermelhinho, sempre quero ver o que acontece (pelo sim, pelo não, deixo testamento:):):))
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Avogi podes crer que é muito agradável, fica-se com uma ideia geral que depois permite fazerem-se passeios a pé pelos locais que mais nos atraem...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. MARIA TERESA, nasci em Vila Nova de Gaia, mas vim criança para o Rio de Janeiro. Voltei a Portugal duas vezes. A descrição de seu passeio pelo Porto e Gaia, me trouxe recordações.

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Ando para fazer o mesmo em Lisboa há uns tempos,( no Porto já fiz e foi engraçãdo passar à porta de minha casa armado em turista de máquina fotográfica a tiracolo e disparar) mas vou sempre adiando.

    ResponderEliminar
  20. Querida Paloma penso que foi bom teres recordado, a zona é linda ninguém o pode negar...aliás cada vez tem mais encanto...é como o vinho da região:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  21. Faço minhas as palavras do Tio!Só que deveria ter sido "Puorto", caraaaago! Deve ter passado onde o ano passado passi todos os meus dias à beira-rio... eu via o amarelinho descapotável a passar com os turistas e sempre pensei que devia fazer vento ou sol insuportável. Mas concerteza que a turista sénior levava um dos seus lindos (e famosos) chapéus! :)Aposto que a maioria dos Portuenses nunca fez essa viagem, rrsss mas deve ser agradável. E tranquila, como deveria estar a precisar... :)beijoca

    ResponderEliminar
  22. Querido Carlos talvez nos encontremos nesse passeio por Lisboa, vou mesmo fazê-lo...há dias estava à porta do Corte Inglês vi um e decidi que não era menos que os turistas que lá iam:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querida Eva quase acertou...como chuviscava e já tinha chovido bastante, comprei uma touca para proteger os cabelos, transparente com bolinhas brancas, como levava um casaco de cabedal branco ia nos trinques...:):):)Diverti-me sozinha!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Cara Maria Teresa
    Agredêço do coração tudo o que estes belos escritos contam sobre essa sua visita ao Porto, bem como o elogio à minha pessoa.
    Em jeito de agradecimento por tudo isso, deixei na sua caixa eletrónica uma uma singela homenagem, ou como você gosta de dizer, " um beijinho embrulhado".
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  25. Querido Gaspar disse alguma mentira?:):):) O Gaspar é um fotógrafo de eleição, tem de tudo, talento, técnica, sensibilidade,...
    Estou curiosa...vou espreitar, hoje ainda não foi ao mail, tenho tantos por abrir e tão atrasados...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Que delícia, fazer um passeio como este, mesmo como tu que já conhecia de tudo. Mas faz um bem enorme. Beijinhos carinhosos querida e tenha uma linda noite.

    ResponderEliminar
  27. Querida Roseli por muito que vejamos um lugar, num novo olhar há sempre coisas diferentes para descobrir...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Bela crônica. Uma pena não ter, junto ao texto, mais fotografias para deliciarmos mais ainda as suas belas palavras.
    Um grande beijo, Maria Teresa.

    ResponderEliminar
  29. Querido Paulo sou uma "tristeza", esqueço-me sempre de usar a máquina fotográfica e quando o faço é um desastre...Tenho dificuldade em "ver" através da lente, aprecio mais as coisas ao natural. Tenho muita documentação fotográfica das viagens que faço porque vou com pessoas amigas que se encarregam de fotografar, desta vez fui só...por isso "nada de nada".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. ahahah, a minha avó também anda com essas ideias de passar por turista em lisboa. diz que antes de morrer gostava de andar num autocarro desses com os cabelos ao vento.

    O post lá no meu canto referia-se ao vestido de noiva. Já encontrei "o tal" e foi amor à primeira vista, pena é ser usado apenas por um dia.

    bjokas*

    ResponderEliminar
  31. Querida C*inderela apoie a sua avó nessa "aventura" vai ver como ela vai ficar bem disposta, feliz, encantada,...:):):)

    Depois de ter enviado o meu comentário percebi o que era:):):)Mas conveço que na primeira leitura deixo-me baralhada:):):)

    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  32. Caiu-me no goto (mas não me engasguei) a referência à rua Miguel Bombarda. Quando eu era rapazote já espigado, morei durante 2 meses numa casa que ficava na 1ª tranversal dessa rua, para quem entra nela pela Rua da Cedofeita. A casa onde morei (tinha lá um quaro, entenda-se), era conhecida na zona pela "casa da corda". A partir desta informação já deves calcular (ou talvez não) o que por lá se passava...
    Quanto ao teu passeio no amarelinho, já me tentei fazê-lo por mais de uma vez, mas fica sempre "prá próxima". Só para terminar aconselho-te subir (ou descer) o Douro de barco a partir do Porto ou da Régua, conforme escolheres. A viagem de volta será de combóio pela linha do Douro.
    Não sei se te irei apresentar a conta com todas estas informações. :-)
    Bjo.

    ResponderEliminar
  33. Querido Carapau se te tivesses engasgado era um caso sério, haveria alguém que te quisesse fazer reanimação?
    Vi o filme todo...e quem diria que eu passados muitos anos (desculpa, alguns) iria nessa rua fazer uma cena "macabra" mas muito discreta...
    Ando a sonhar com esse passeio há anos...talvez seja este, por decisão muito pensada, este ano vou reduzir ao mínimo as minhas viagens para fora do país, o que significa que estou a puxar os cordões à bolsa, por isso não contes em ser pago por seres "informador":):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  34. Engraçada e bem escrita a descrição do teu passeio; conheço todos esses lugares, pois moro perto e vou muitas vezes ao Porto, mas " armada em turista" nunca fui, mas deve ser muito bom. Não iria de certeza de máquina na mão, ois sou uma autêntica nódos com um aparelho desses; como tu, iria com um livro na mão e assim disfarçaria o facto de não fazer como os demais turistas...tirar fotos. Obrigada pelo texto e pela boa disposição que causou, principalmente ao ler os comentários. Um beijinho...pode ser embrulhado?
    Emília

    ResponderEliminar