segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PERVERSIDADE

A perversidade pode ser abordada de muitas maneiras. Eu vou divagar um pouco sobre “aquela” que tenho observado da parte de alguém que conheço. Aceito que me digam que o termo talvez seja muito forte para falar sobre uma “crueldade” camuflada exercida não fisicamente, mas é o termo que me ocorre depois das muitas ocorrências que tenho detectado.
Tenho lido um pouco sobre o tema e encontro descrições que retratam na perfeição o que penso e o que sinto.Tenho a consciência que todos nós de uma forma ou de outra, mas muito pontualmente e de consequências praticamente inóquas, já fomos “perversos”. Chega, no entanto, um momento em que essas pequenas agressões, quase sempre constantes, começam a tornar-se uma “anormalidade”.

Tela de Van Gogh (1853-1890)


O “pervertido” em causa, actua de uma forma dissimulada e com astúcia, seduz com intenção de manipular, de controlar quem o rodeia e fá-lo através da incitação sexual, e do “choro” (“vive” a contar desgraças), é muito agressivo para aqueles que não se deixam manipular, quase nunca leva em consideração os sentimentos alheios, é mentiroso e sabe mentir tão bem que consegue convencer as pessoas (algumas, não todas felizmente) de que está certo. É perito em usar a retórica, a demagogia e o apelo emocional na mentira para conseguir o que quer. É muito teatral, romanceia a sua própria vida, desafia regras morais e de ética e é muito gabarola nos seus feitos de cariz sexual.
Qual a finalidade deste tipo de “perversão”? O poder de dominar os outros, o mover-se invejando os desejos dos outros, …
São seres muito infelizes!


Coitados daqueles que se deixam apanhar nas redes de um indivíduo assim!

43 comentários:

  1. Perverso, louco, manipulador, doente... São tantos nomes que nem sei. Este seu texto tem uma certa mágoa, uma certa denúncia...

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo; e depois há as variações...
    Santa paciência! Eu não a tenho e acho que tu também não.

    ResponderEliminar
  3. A manipulação, infelizmente é muito comum. Demasiadas pessoas gostam/necessitam do "reforço positivo" de ficarem bem-vistas aos olhos de 3os e para o conseguirem, estão dispostos a quase tudo...
    Uma pessoa que tem que inventar feitos, é uma pessoa insegura e insatisfeita com os seus verdadeiros actos ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Maria Teresa querida,

    A amiga escreve muito bem!

    Infelizmente, todos já conhecemos alguém com estas características...

    O mais difícil é percebê-las quando já estamos de tal forma envolvidos emocionalmente, que fica muito difícil o necessário afastamento de tais pessoas!

    Parabéns à amiga que soube tão bem descrever e analisar este tão nocivo desvio de comportamento.

    Uma beijoca carinhosa e uma ótima semana para a amiga!

    Neli

    ResponderEliminar
  5. Bom diiiia Teresinha!! Boa segunda feira amiga!!

    Mas este tipo de "gente" são psicopatas!!! Ora veja este vídeo!!
    Beijinho grande e tenha uma semana muuuuuito feliz... longe destes "monstros"!!

    http://www.youtube.com/watch?v=nqoV9bLYkyE

    ResponderEliminar
  6. Querido Paulo vi nos olhos de alguém de que gosto muito o medo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Querido Pinguim as variantes são inúmeras e têm sido objecto de estudo de vários psiquiatras, médicos, filósofos, como : Freud, Foucault,Phillipe Pinel,Krafft Ebing,...
    Este caso de que falo é uma "criança de colo" no panorama da perversão.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  8. Querida Mariana sem dúvida que é, começa por nem sequer gostar de quem é, quer ser outro e descarrega em terceiros a sua frustração.
    Mágoa, agride, depreciando tudo o que quem lhe está perto faz.
    Como disse ao Paulo custa-me ver nos olhos de alguém de quem gosto muito o medo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. É malta triste, normalmente com pouco sentido na sua vida, e que gostam de aplicar a máxima "o mal comum é meia alegria". Só temos de os evitar ou, quando tal não é possível, dar-lhes uma cabeçada!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  10. Querida Neli parece-me que o afastamento se está a dar, que o caso vai ficar solucionado embora vá deixar certamente cicatrizes.
    A pessoa "agredida" é muito amada por quem está perto dela, é natural que as cicatrizes se vão desvanecendo com o tempo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria do Céu gostei imenso de ver o vídeo e possivelmente vou usá-lo num próximo post. Enriquece o que escrevi, muito obrigada!
    Eu sei afastar-me deste tipo de indivíduos, felizmente nasci e tive uma família que alimentou a minha auto-estima e é difícil que alguém me a consiga destruir, é evidente que há alturas em que me sinto mais fragilizada mas isso é outra "história":):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  12. Querido Rafeiro e porque não uma dentada? :):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria Teresa

    Hoje tirei o dia, para fazer uma visita aos meus amigos.

    Ao ler este seu belo texto que faz lembrar gente que infelizmente todos conhecemos, e que invariavelmente gostam se armar em vitimas, manipulando os outros para conseguirem os seus intentos. Muitas vezes ceder e fazer-lhes a vontade não é mais que aumentar o problema. Se houvesse mais firmeza na denuncia dessas pessoas, talvez não lhes restasse outra alternativa a ter que mudar seus comportamentos obsessivos.
    ~
    Beijinho, gostei de passar por cá

    Antonio Gallobar

    ResponderEliminar
  14. Querido António há quanto tempo! Para mim de há uns tempos para cá tenho uma certa dificuldade em arranjar tempo para visitar e comentar todos os blogues de que gosto, tem acontecido isso com o seu.
    Essas pessoas não mudam!E as com manifestações semelhantes às que citei são cordeirinhos comparados com outros tipos de perversidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela visita e comentário
    E bom demais te-la presente em meu blog
    Que seu semana seja regada de muito amor
    Beijos
    Preciosa Maria

    ResponderEliminar
  16. Disseste tudo amiga, são seres muito infelizes apesar de julgarem o contrário e até de se atribuírem inteligência acima da média. Pobres coitados!

    ResponderEliminar
  17. Quando comecei a ler o post, pensei que ia falar de outro tipo de perversos. Porque os há com algum humor, bonomia e sem malícia. Destes que descreve, é melhor fugir a sete pés.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  18. "Cheira-me" que alguma coisa que se passa perto de ti te inspirou este post. E eventualmente com alguém que nem possa reagir, o que será mais grave. Esse tipo se pessoas em geral também sabem com quem lidam. Comigo, por exemplo, não se dão bem, pelo que me passam ao largo (pelo menos têm passado).
    Mas, aligeirando um pouco a conversa, não terás sido tu também um pouco "perversa" ao ilustrares o post com aquela tela do Van Gogh?
    :-)
    Bjo.

    ResponderEliminar
  19. Detive-me na pergunta "Qual a finalidade deste tipo de "perversão"?.
    O perverso é um ser despido de qualidades morais. No seu código genético está inscrita a intenção de fazer mal. Para o conseguir deita mão a mil e um artifícios, que, por regra, escapam aos mais incautos, mulheres ou homens. O apelo emocional, como refere no seu texto, é um deles, sobretudo quando visa alguém eventualmente fragilizado do ponto de vista do controlo das emoções, ou mesmo carente.
    É por via do emocional que a mais das vezes a crueldade é exercida. Mais do que as físicas, que o tempo sara, as chagas da violência emocional deixam quase sempre sequelas de longa e difícil (quando não impossível)reparação.
    Num ponto estou em desacordo: os perversos não são seres infelizes! São "gente" cobarde, predadora, que caça por emboscada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Assusta-me saber que existe tanta gente assim... movida a maldade.

    ResponderEliminar
  21. Querida Preciosa não tem que agradecer foi com gosto que passei pelo seu cantinho.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querida Tite neste caso é isso exactamente!Sente-se superior a tudo e a todos mas, uma pessoa atenta detecta pequenos pormenores aqui e ali, junta tudo e tem o "retrato".
    São seres vazios de afecto.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. Querido Carlos B. de Oliveira desses todos temos um pucochinho (não se pode chamar perversão mas sim maldadezinha) como afirmei no texto.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Querido Carapau, para peixe tens o olfacto muito apurado, tenho que estudar esse "fenómeno"!
    Eles só se "dão bem" com quem é frágil, com quem tem poucas defesas para os mandar colher urtigas!
    Claro que fui perversa mas não encontrei outra figura que me satisfizesse...
    Não me digas que não tem muito que se lhe diga!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querido Carlos uma análise sumária muito bem conseguida. No entanto, como já referi em respostas anteriores há perversidades inimagináveis para muitos de nós, não as vou citar. Esta pessoa em que me baseei para escrever o texto é um "aprendiz", felizmente para a vítima.
    Talvez o termo infeliz que utilizei não tenha sido o mais adequado...são sem dúvida seres desprovidos de afecto.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querida S* longe de mim querer que se assuste, pelo que tenho lido escrito por si, tenho uma ideia da sua personalidade e isso leva-me a crer que nunca seria vítima de uma pessoa assim.
    É uma pessoa que sabe o que quer, que se sabe analisar bem e com auto-estima elevada.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Oi Mariateresa
    infelismente os perversos existem e tem causado mutia dor por onde faz vítimas.
    longe de mim pessoas dessa índole, tenho até medo de falar pra não atrair.
    porque são traiçoeiros e normalmente amáveis ate que baixemos a guarda.

    deixo abraços

    ResponderEliminar
  28. Pronto, eis-me a pensar!
    O perverso é-o sempre intencionalmente, ou melhor, é premeditado?
    Em determinadas situações, não vamos generalizar, muitos dos que são considerados perversos não serão apenas carentes, individuos com baixissima auto-estima que tentam compensar-se agindo dessa forma? Porque será que o seu alvo são sempre pessoas mais frágeis? Pegando numa pequena frase tua "(...) seduz para manipular", pergunto: quem seduz não manipula sempre? O que é a sedução? Qual o comportamento do seduzido? Como age o sedutor?
    Menina maria teresa, mais uma vez tinhamos aqui "pano para muitas manguinhas".
    Beijinho SEM embrulho.

    ResponderEliminar
  29. Querida Lis infelizmente existem, devemos é estar prevenidas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querida Terezoca pus a menina a pensar? Que bom!
    Essa "qualidade" minha ainda tem efeito:):):)
    Pano para muitas manguinhas? A menina é pobre a citar, pano para muitos fatos, vestidos, saias, calças, ... isso sim!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    Sobre a sedução e os sedutores já escrevi dois pots, um a 23 de Agosto de 2009 e outro a 4 de Dezembro do mesmo ano.

    ResponderEliminar
  31. Ah, pois, mas não os vi! Tenho que ir repescá-los.
    Tem essa capacidade, sim. E eu que não gosto nada destes temas...
    Outro beijinho SEM embrulho

    ResponderEliminar
  32. Maria Teresa
    Vou pegar na palavra da maria Teresa.
    Pelos vistos esse MONTRO existe mesmo...!Será mais um, a juntar a tantos outros que a comunicação social vai denunciando.
    Só lamento que "gente" desta, continue a viver e a comer o pão que já vai faltando neste país.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  33. infelizmente o mundo está cheio de seres que lutam para espezinhar os outros. fazem disso um estilo de vida. coitados dos outros que se deixam subjugar por eles esses sao sempre os mais fracos, embora eu entanda que os que espezinham os fracos sejam os fracos da sociedade
    kis :=(

    ResponderEliminar
  34. Querida Terezoca vai à repesca mas leva galochas e capa impermeável, o tempo não está de calmaria.
    Mais uns beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  35. Querido Gaspar claro que existe e existem muitos outros como ele, eu não lhe chamaria monstro porque depois não teria esta palavra para a usar nos pervertidos que torturam, matam e fazem-no com prazer.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Querida Avogi a perversidade é uma realidade. Penso que existe desde que o Homem foi criado ... o nome deriva de "per vertere" (pôr-se à parte)e isto mostra bem como esses seres estão "ao lado" das diatribes que cometem.
    Beijinhos embrulhados para ti.

    ResponderEliminar
  37. Infelizmente ainda há muitas vitimas desse tipo de manipulação e relações destrutivas.

    ResponderEliminar
  38. Querida C*inderela claro que há!
    Por isso todos os tipos de alerta são válidos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Querida Teresa,
    Gostei muito do texto.
    Os manipuladores deixam-me muito revoltada, já trabalhei ao pé de um que me tirava toda a alegria de viver...felizmente tive possibilidade de me vir embora!!! O melhor é mesmo distância, muita distância desse tipo de pessoas!!! xx

    ResponderEliminar
  40. Querida Papoila existem mais do que se pode pensar, ainda bem que no seu caso tudo foi resolvido, caso contrário chega a ser dramático para quem é forçado a aturá-los.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  41. Feliz daquele que ainda não conheceu ninguém com essas caracteristicas...já conheci e esqueci.
    Bjs

    ResponderEliminar
  42. Querida Lilá(s) penso que muitas das "vítimas" ficam com marcas para sempre, são alguns dos tais escolhos da vida que "ninguém" procura, nem sonha que vai encontrar.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  43. Genericamente, a Perversidade é uma opção, não uma doença. O/a perverso/a é consciente e intencional. Sabe que manipula e não se detém.

    O "caçador" citado no texto (e magnificamente ilustrado...) é apenas um cretino mentecapto, um cobarde com sorte... até um dia! Porque "não há bem que sempre dure, nem mal que não se acabe" ;)
    Ah...e estaremos cá, para o ver cair, aniquilado, como um reles verme que é!
    (Querida Amiga, lembra-se de um post meu, que "gostou", texto nesta linha de dureza? Hihihi) Beijo Desembrulhado

    ResponderEliminar