quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PESADELO

Esta noite (estou a escrever, já passa das nove e meia da manhã de quarta-feira dia 31 de Agosto) tive um pesadelo enorme, o que em mim só acontece raramente e normalmente relacionado com algum “acontecimento” que me marcou muito.
Acordei há minutos e estou já a registar este pequeno flash para não me esquecer.


Salvador Dali


Começou “em casa” da minha madrinha, fui visitá-la e ela tinha a casa infestada de cobras, enormes de cor muito clara, que se confundiam com a cor das paredes (os répteis sem patas arrepiam-me, tenho a sensação de que não lhes posso segurar), surgiam quando menos se esperavam, ela não estava assustada mas não sabia o que fazer porque elas surgiam de todos os lados, chegavam a cair do teto.
Passei a outro cenário, estava na minha casa de campo, uma enorme propriedade a perder de vista (a minha real é uma casinha minorca com um muni-jardim) no dia do meu aniversário, estava acompanhada por uma multidão imensa, não havia conhecidos…comecei a verificar excessos, faltas de respeito, havia variedades e quem as comandava era um jovem brasileiro, a música era portuguesa mas daquela demasiado popular em que a letra está cheia de duplos sentidos.
Comecei a irritar-me e decidi agir, nunca me tinha sentido tão só… A minha intervenção foi mal recebida, as pessoas interpeladas achavam que tinham todo o direito de estar na festa, embora nunca me tivessem visto antes. Começou a surgir um movimento de revolta, de agressividade e, não sei de onde, apareceu a minha filha a tentar acalmar-me e a colocar-se do lado da multidão, entretanto diz-me que a minha neta estava lá e há bastante tempo, até tinha ido ao hospital porque tinha bebido em excesso (no sonho a minha neta já era adolescente), acordei a pensar porque é que ela não me tinha ido cumprimentar…

Nota: Como estava só, no serão do dia 30, entretive-me a ler e as horas foram passando, escrevi o texto PROVAS e publiquei-o, abri o meu correio electrónico que está atrasadíssimo, já passava das duas horas da manhã quando me deitei, estava conscientemente serena. Neste momento estou cansada, muito cansada mesmo…

27 comentários:

  1. Maria Teresa, eu não sei interpretar sonhos (se é que é possível fazer-se realmente tal coisa... lol) mas vejo que este perturbou-a verdadeiramente.
    Eu não costumo dormir muitas horas e por isso o tempo que dedico à cama é (entre outras actividades paralelas mas que agora não interessa nada referir) mesmo para dormir. Durmo normalmente profundamente e raramente me lembro do que sonho. Mas, caso tenha um sonho que me tenha perturbado, faço exactamente o oposto do que fez... ou seja, tento afastar as ideias dos pormenores, não tento sequer lembrar-me de nada... porque se o fizer, essas memórias ficam gravadas e não sabe nada bem ter memórias assim tão desagradáveis.

    Li em tempos em algum lado que, salvo erro, a escritora Isabel Allende fazia ao acordar o registo dos fragmentos dos seus sonhos (assim como os do seu marido) para se inspirar para os enredos das histórias que constrói nos seus livros.
    Mas não a aconselho a seguir este procedimento... já viu como ficou estafada?

    Só interessa recordar sonhos agradáveis... ;)

    Muitos beijinhos cheios de luz e boa disposição :)

    ResponderEliminar
  2. Eu pelo sim pelo não começava a dormir com a caçadeira ao lado...

    ResponderEliminar
  3. Querida Orquídea sorri ao ler o seu comentário e já lhe vou explicar porquê. Tenho um amigo de longa data que é psiquiatra e que me disse na altura em que tive durante duas ou três noites seguidas um pesadelo sobre incêndios, (tinha tido um real na minha casa de Lisboa) que tinha sido muito bom esses sonhos terem acontecido, com eles "expurgava" todo o "sofrimento" que o acidente me tinha causado e isso sem dúvida que aconteceu, passou ficou "passado". Tenho experiência de mais situações semelhantes passadas comigo.
    Eu tomo notas dos meus sonhos agradáveis e tomo-as como bases para alguns textos que vou "escrevinhando", dos pesadelos (têm sido poucos) nunca tomei, fi-lo deste, não sei porquê e decidi partilhar...
    Gostei de saber que faço algo semelhante à escritora Isabel Allende que muito admiro:):):)
    Opiniões todas elas com a sua validade!
    Hoje estou fresca como uma flor (podia dizer alface mas gosto mais de me comparar a uma flor)acabada de desabrochar:):):) Presunção, presunção...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Ora ora... alface não... a menos que se sinta mais "apetitosa" do que "bela"... hihihihi
    Mas folgo muito em saber que está bem disposta, reestabelecida e com as purgas todas arrumadas...

    E eu a pensar que lhe dava uma dica importante... pois... já cheguei tarde! Um dia tenho de começar a fazer o mesmo e registar também os meus sonhos... pelo menos os eróticos... ahahahah
    (estou a brincar pois como já disse quase não me lembro do que sonho... e sonhos eróticos nem costumo ter... prefiro vivê-los bem acordada!) :)

    Beijinhos renovados :)

    ResponderEliminar
  5. Querido Rafeiro não servirá uma espingarda de chumbinhos? Esta ainda há para aí uma na arrecadação, a que citas não sei onde comprar:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Querida Orquídea, pelo sim, pelo não, para o bem e para o mal, confesso que me sinto as duas coisas: apetitosa e bela.
    Espere só um bocadinho que vou ali perguntar
    (...)
    Ele é um querido diz que sou as duas coisas(não gosta nada que eu mantenha um blogue:):):):))
    Fique sabendo que já tenho tido sonhos eróticos, mal de mim, nunca ter tido um sonho desses... mas também me tenho dado bem com o erotismo quando estou acordada:):):)
    Beijinhos embrulhados para si! (bisados)

    ResponderEliminar
  7. Eu hoje não lhe largo a porta, desculpe lá o mau jeito (lol), mas não podia deixar de lhe vir dizer que me ri às gargalhadas com a sua resposta...
    Adoro rir, até me mim mesma, e adoro gente bem disposta!

    Bem haja!!

    ResponderEliminar
  8. Querida Orquídea não tem que pedir desculpa, volte sempre que lhe apetecer...E vão mais duas ou três coisas que temos parecidas, eu adoro rir e também me rio de mim mesma, sou muito extrovertida,... o meu filho diz-me que sou um pouco louca mas que gosta de ter uma mãe assim...A minha filha é muito mais comedida, mas também é alegre:):):)
    Beijinhos embrulhados para si! (esta forma de acabar o comentário não é de louca, tem a sua justificação no início deste blogue)

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho pesadelos; raramente sonho e quando sonho, paro antes que as coisas más aconteçam.
    O único pesadelo que tenho é comum à grande maioria dos portugueses: aonde vamos nós parar???

    ResponderEliminar
  10. Querido Pinguim, quem sabe? Talvez ao "buraco colossal"...!Safa!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Oh, menina maria teresa, mas que raio (peço desculpa pelo termo usado) de sonho a menina foi arranjar.
    Pesadelo? Super pesadelo! Cobras e lagartos, não, por favor.
    Acordaste estafada? Claro, não era para menos.
    Ah, só mais uma coisinha, mas uma coisinha importante.
    Não sigas o conselho do Rafeiro. Dormir com uma caçadeira ao lado? Será que ele está a prever que tenhas pesadelos com leões, tigres, que é como quem diz, com caça grossa?
    Ai, ai, pobre Rafeiro!!!!

    Beijinho SEM embrulho e...?
    e BONS sonhos menina maria teresa.

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa,não gosto nada de pesadelos, desses aborrecidos, e que nos deixam cansadas. E ainda por cima com cobras... :P

    ResponderEliminar
  13. Enfim...bebeste uns copos a mais (ver cobras pelas paredes é um sintoma) e sonhaste com o Quim Barreiros. Quem havia de dizer? E logo tu que parecias tão alinhadinha...
    :)
    Saúde e bichas (ou bichos).
    Bjo.

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito deste seu escrito!
    Assim, os seus sonhos ficam para a posteridade.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  15. Querida Terezocas, o que o Rafeiro diz, diz apenas...ele é um amor de criatura "maila sua jove", é só para mostrar que é macho (espero que ele não leia isto...)embora muito perfumadinho:):):)
    Eu preferia não sonhar...mas que este foi um "pesadelo daqueles" isso foi,de tarde já estava recomposta:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Manuela com cobras e sem a minha neta ter crescido muito, embebedar-se e pior ainda não me ligar nenhuma:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querido Carapau onde é que escondeste as câmaras? Ou confessas ou arranco-te as escamas uma a uma...Já! Vou contar até 3...1, ena pá, não aguentas nada...vês como disseste tudo, nem precisavas de contar tanto, eu não estava interessada no "pifo" que apanhaste no dia 7...deixa p´ra lá, ... vou ficar calada, não sou como tu, consigo manter a boca fechada!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Querido Gaspar ao descrever este pesadelo de certo modo fiquei aliviada...Gostaria de sonhar "dentro do cenário" de algumas das suas fotografias, isso não daria um pesadelo, daria um belo sonho e um sono calmante!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Os pesadelos são enervantes. Mas não se preocupe, não perca muito tempo a tentar decifrar esse mau sonho... só as cobras, já são coisa demasiado má.

    ResponderEliminar
  20. A minha mãe tem pesadelos frequentes e também os regista :) Eu pelo contrário, nunca e lebro de sonho algum, rrsss nem bom nem mau... sei que sonho, como sonhamos todos todos os dias, mas nunca me lembro deles... Estive aqui a ver se encontrava ponta por onde pegar no seu sonho, rrsss mas desisti, rrssss talvez tenha acontecido alguma coisa em relação à sua neta, que a fizesse pensar que ela está a crescer... será? :) sei lá... na realidade tentamos muitas vezes encontrar significados onde eles simplesmente não existem.. o cérebro é que sabe o que esteve a processar, arquivar, organizar... nós não fazemos ideia nenhuma!! rrsss Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Felizmente, há muito tempo que não tenho pesadelos, mas ainda me lembro bem do último que permaneceu como um sonho vivo durante muitas semanas

    ResponderEliminar
  22. Querida S* já passou...felizmente!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querida Eva fosse o que fosse, já passou...mas acordei cansada e o pesadelo "mexeu" comigo:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Querido Carlos comigo eles são raros...actualmente os "pesadelos" são mais reais e afectam todos nós.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. MARIA TERESA, minha querida avó, a quem eu,durante muito tempo, chamava de mãe, quando eu,assustada, lhe relatava um sonho,ela sempre me dizia que ¨os sonhos, sonhos são¨,para eu não me impressionar. Assim,também digo para afastar do pensamento o pesadelo.
    Beijos
    Paloma

    ResponderEliminar
  26. Querida Paloma na altura "deu forte" mas passou rapidamente:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  27. qualquer coisa que meta cobras é pesadelo na certa! felizmente não tenho muitos pesadelos daqueles que uma pessoa acorde com medo, mas sonhos ruins são quase uma constante. sonho muitas vezes que perco alguém querido. mas já ouvi dizer que sonhar com a morte é bom sinal! espero bem que sim.

    bjokas

    ResponderEliminar