quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PALAVRAS COM SENTIDO


No primeiro fim de semana de Outono, um Outono que se apresenta ameno, aconteceu a partida para uma viagem com um alvo bem definido. A Beira Interior esperava por nós!
Durante todo o percurso senti a presença de José Saramago, em algumas das palavras que usou para construir  as obras “Viagem a Portugal” e “A Viagem do Elefante”.  Em Castelo Rodrigo também o encontrei, homenageado numa gravação em pedra.


Comprando figos secos "à tigela" na Feira Medieval, em Sortelha

E num jogo de palavras com sentido, construindo frases, mas com um certo desalinho da minha parte, vou continuar a jogar com elas, num relembrar de momento, consoante vão saindo das gavetas da minha cómoda do conhecimento e chegam ao meu consciente, registando o meu testemunho.
Castros, castelos, judearias, inquisição, igrejas, pelourinhos, museus, aldeias, vilas…
Castelo Rodrigo de seu nome, uma aldeia histórica que é vila, deixa emergir a beleza do local, a história das guerras antigas e a muito celebrada passagem de Salomão, o elefante  que foi obrigado a ser caminhante.
Museu Histórico Militar, orgulho de Almeida, palavras que nos conduzem ao mundo das lutas, das guerras e guerrilhas e que no local nos permitem observar a evolução de malfadados mas atraentes instrumentos de morte, as armas.
D.Dinis, de entre os reis relembrados, foi o mais citado pelo seu bom desempenho como governante. Em Trancoso lá estava, recordado por outros motivos, o seu casamento com D. Isabel de Aragão. A palavra Trancoso segreda-me “sardinhas doces”. Eu não caí em tentação, mas houve quem não se esquivasse, eu testemunhei!
Na Guarda  a formosa, a fria, a farta, a forte, a fiel… oiço a palavra amores  e fico desperta, sou uma romântica sem cura, oiço e aprendo, ela foi palco de algumas paixões. Nesta cidade que alguns consideram formosa e outros feia,  D. Sancho I apaixonou-se perdidamente por D. Maria Pais mais conhecida por Ribeirinha, para ela e por ela escreveu lindos poemas. Quase que a fez rainha! D. João, Mestre de Aviz enamorou-se de Inês, uma judia filha do Barbadão, sapateiro local, que com o desgosto, deixou crescer longas barbas. Deste grande amor, reza a História, nasceu a Casa de Bragança. D. Pedro e D. Inês  aqui se conheceram e se casaram secretamente…
Numa das ruas da parte antiga fico a saber que Augusto Gil por ali nasceu. Augusto Gil, duas palavras, um nome, de imediato vejo-me a recordar a “ Balada da Neve”.
Há atitudes que podem substituir com impacto a fala, numa esquina da parte exterior da Sé da Guarda, bem no alto, em companhia de outras gárgulas, um ânus esculpido em pedra, bem aberto em direcção a Espanha, transmite uma vontade das gentes. Ri-me da infantilidade da ideia mas apreciei a obra.
Belmonte, a terra dos Cabrais, Cabrais lembra Cabral e estou certa. Aqui nasceu Pedro Álvares Cabral e com ele surge a palavra descobrimentos, no museu a eles dedicado, um museu interactivo, muito bem concebido (não foi por acaso que ganhou um 1º prémio de criatividade) entrei no mundo dos nossos navegantes. Viajei sonhando. Belíssima viagem!
Em toda a região se fala na presença dos judeus, foram e são muito importantes para as localidades.Visitei lugares por eles habitados, tive a percepção da desconfiança, do culto e do oculto, do medo, da humilhação, … que estes seres humanos têm sentido ao longo dos séculos. Em Belmonte foi-me concedido o prazer de visitar o Museu Judaico.
Sortelha uma aldeia de encantar estava engalanada com uma Feira Medieval. Haveria cenário mais apropriado para nos receber?
Os olhos transmitiram-me imagens e a estas associo as palavras: magníficas paisagens, grande diversidade de vegetação arbórea, fortalezas altaneiras, um matizado perfeito bordado pelas flores que bordejam as casas e estreitas vielas.
Tal como escreveu José Saramago: “A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. “

O que acabo de narrar é uma pequeníssima mostra do nosso passeio, uma pequena parte daquilo que me ficou em memória.

38 comentários:

  1. Que belo passeio, Maria Teresa.
    Posso imaginar tua emoção ao passar por cada lugar e conhecer suas peculiaridades, sua história e seu povo. O teu relato mostra, com ricos detalhes, tudo de lindo que encontraste. E o melhor de tudo,
    é que passas para nós com teu modo de descrever tão detalhado e tão claro. Adorei a postagem.
    Um grande beijo, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderEliminar
  2. E assim temos um belo revisitar da História.

    Belo passeio, sem dúvida!

    Fico feliz por ti.
    Sei que este deambular, este visitar de lugares com história, mas também com magia, te aquecem o coração, um coração eternamente enamorado.

    Sabes que te considero uma privilegiada?

    Beijinho SEM embrulho.

    ResponderEliminar
  3. Andaste pelas minhas bandas...
    Gosto muito de Belmonte e já assisti a concertos nocturnos no Castelo, magníficos.
    Mas o meu encanto é mesmo Sortelha; não sei se com essa feira, não se "desvirtuou" um pouco, pois eu gosto de lá ir e só encontrar uma pessoa aqui, outra ali, conversar com eles...
    É um local onde parece que o tempo parou...
    e sabes que aqui há uns anos resolvemos, um grupo de amigos da Covilhã, ir passar o fim de ano a Sortelha, no aconchego de uma imensa lareira de um local, meio bar, meio restaurante, que hoje já não existe? Pura magia!!!

    ResponderEliminar
  4. Viajar no tempo e no espaço neste belo portugal onde a crise se instalou mas onde apetece cada vez mais estar...

    Parabéns pela opção interna...

    ResponderEliminar
  5. Querida Maria aqui apenas deixei registado, muito levemente, mais aquilo que senti, o espaço impõe que tal o faça. No registo das minhas viagens alargo-me em pormenores.
    Muito obrigada querida!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Querida Terezocas "qui si passa?" antes de conseguir entrar no teu blogue tenho um aviso que me avisa de que ele é perigoso:):):)Mas não estás só, o mesmo acontece com o da Célia e da Avogi.
    Penso que sou mesmo privilegiada...quando as "coisas" correm menos bem eu penso nisso, e agradeço (não sei bem a quem) ter o que tenho: família, amigos (reais e virtuais), saúde, ... a natureza para contemplar, livros para ler, lugares por onde passear ....
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Querido Pinguim fui a vários locais que não citei e dos quais guardo memórias noutro lado, caso contrário escrevia aqui um livro e não um poste.
    Alguns dos lugares já conhecia bem, como é o caso de Sortelha, a feira lá instalada talvez não desvirtuasse muito, assisti a alguns pequenos divertimentos próprios da época medieval (foi uma feira pontual)e isso divertiu-me:):):)
    Fiquei com inveja (posso?) dessa tua passagem de ano, era algo que gostaria de fazer:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  8. Querido Rouxinol a crise está dando cabo de nós e não apenas materialmente, está a tornar-nos mais triste e desiludidos....
    Neste momento "aposto" nas minhas "fugas" cá dentro...amo o nosso país mas o que oiço põe-me triste.
    Temos sítios lindíssimos, mágicos até, que são dignos de ser contemplados e admirados.
    O Museu Histórico Militar e o dos Descobrimentos espantaram-me, são excelentes...Em Castelo Mendo encontrei outro também muito curioso, é pequeno mas rural e etnográfico, com o sugestivo nome de Museu do Tempo e dos Sentidos.
    Têm no entanto poucos visitantes.Porquê? Talvez porque as agências de viagem não os coloquem nas rotas turísticas...e nós gostamos mais de passear por centros comerciais (o que acabo de escrever foi uma "maldade")
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Como lhe disse, acho que deu uma passeio mesmo bonito... adoro passeios repletos de história, acho que são uma mais valia para a cultura de cada um. Quantos aos figos, são uma verdadeira delícia. :D

    ResponderEliminar
  10. Querida S* estes figos não são espanhóis (perguntámos à vendedora em tom de brincadeira) eram da sogra dela (confessou que andam por aí à venda muitos vindos de Espanha).
    Os locais com história encantam-me...fazem-me sonhar!
    Muito obrigada por ter voltado!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Que belo passeio... também fiquei com inveja (posso?) :))Lento dizer, que não conheço nada dessas bandas... mas é muito bom ouvir estas descrições... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oi mariateresa
    Um passeio que faço através das suas palavras .
    Novas descobertas, caminhos que certamente nao visitarei, devido a distancia e tantos e tantos caminhos ainda a percorrer.
    Obrigada pela boa partilha
    Pena nao ter fotografado mais .É sempre interessante congelar momentos nas fotos. Eu adoro fazer isso.
    beijinhos pra ti

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria Teresa, que belo passeio!
    Fiquei cheia de vontade de comer uns figuinhos...
    xx

    ResponderEliminar
  14. Maria Teresa,
    Que rico passeio! Quanto aos figos, só os do Algarve...
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Obrigado por este relato! Reavivaram-se as saudades...
    Maria Teresa, mais um bocadinho "assim" e eu estava em casa!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  16. Querida Maria Teresa, e que bem descreveu a sua viagem, pela Beira Interior. Também a mim me fascina esta odisseia dos judeus, por terras do interior de Portugal. :)

    ResponderEliminar
  17. O meu 1º comentário a este post deve ter sido leiloado na feira medieval da Sortelha, pois desapareceu daqui. A propósito desta feira, e tirando os figos de tigela, tem um ar pouco medieval a atentar quer na vendedora quer na compradora, ainda que a esta última falte um chapéu "daqueles"... :)
    Mas o comentário desaparecido dizia outra coisa. Dizia que eu me tinha enganado redondamente no comentário ao post anterior, quanto ao palpite da zona que irias visitar. Só não me enganei quando disse que, em geral, falho os palpites. :)
    Comigo tudo o que não meta 3+2 para chegar a um resultado certo, é uma desgraça.
    Desgraça não foi, pela descrição da longa jornada e pela lição de história, a tua estadia lá pela Beira (i)Alta. Por diversas vezes, e sempre em Setembro, já andei por esses caminhos de que tanto gosto também.
    Bjo.
    (Esta foi a 4ª tentativa para deixar o comentário)

    ResponderEliminar
  18. MARIA TERESA, é a segunda vez que vejo citar Castelo Rodrigo.Aqui,no Consulado Português,enquanto esperamos o atendimento, exibem paisagens de Castelo Rodrigo.Lugar muito bonito.
    Abraços
    Paloma

    ResponderEliminar
  19. Cara Maria Teresa
    Estou-lhe grato por me levar consigo a rever o que Portugal tem de melhor. Muitas foram as vezes em que palmilhei as Terras de Encanto que refere e senti todo o fascínio que descreve.
    Desejo que a viagem lhe decorra sob o signo do encantamento.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  20. Querida Eva um dia irá passear por lá...é pena que não possa ser já! São dignas de serem visitadas e de se conhecerem, os seus habitantes foram os guardiões das avançadas dos leoneses nos primórdios da nossa nacionalidade.
    "Conhecer História" nos locais onde esses factos se deram, encanta-me...vibro!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Lis há incontáveis locais na Terra que nunca conseguiremos visitar.
    Estes que citei são muito acessíveis para nós, Portugal ocupa uma extensão territorial muito pequena mas, para nosso orgulho, foi e deixou raízes por esse mundo fora...
    Fotografias há muitas, muitas mesmo, mas não foram tiradas por mim, têm que ser escolhidas e etiquetadas e depois é que estarão ao meu dispor...nessa altura talvez divulgue algumas:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querido Tio não seja faccioso:):):) Estes eram tão bons que fiquei arrependida de não ter comprado mais umas "tigelas":):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querida Papoila cuidado não te deixes enganar fada madrinha, o mercado está cheio de figos a falar espanhol:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida Flor o que declarou no seu blogue é mesmo real...espero que essa "desvontade" passa, penso que todos ficámos mais pobres sem a sua poesia, a não ser que prometa que vai publicar novo livro...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Turista também me fascina o que vou sabendo sobre os judeus, o que foram obrigados a fazer para sobreviverem...a Inquisição é uma nódoa bem negra na vida dos homens...é terrífico que nos dias de hoje, muitos não tenham aprendido nada...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querido Carapau agora que falas nisso, a minha memória já não é o que era, "alembro-me" de ver por lá, uns comentaritos a serem leiloados.
    Quanto a ser medieval foi o ângulo em que o fotógrafo apanhou as "apanhadas":):):)
    Este ano os tais chapéus tiveram muito descanso...não me perguntes porquê (se calhar até nem querias saber) porque não sei bem:):):)
    Beira Alta e Baixa, pois então...
    Não há 2 sem 3, no teu caso foi 4.:):):) O trabalho que te dou!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    Já agora, não resisto, está-me nos capilares, qual era o palpite do destino?

    ResponderEliminar
  27. Querida Paloma nesta passeata ficámos a dormir na cidade da Guarda e de lá deslocavamo-nos para os locais citados e mais alguns...na maioria dos casos os castelos estão bem conservados e as aldeias ou vilas que fazem parte do agregado têm as casas restauradas.
    Quanto à população, na maioria dos casos, está muito diminuída.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Querido Gaspar com o dom que possuí, e que tem cultivado ao longo dos anos, só podia classificar estas terras como "Terras de Encanto"...e embora eu já por lá tivesse estado e não há muito tempo, continuo a ficar encantada...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Olá Teresa! Já há muito que não vinha cá, mas ainda bem que vim hoje. Fiquei a saber muito sobre lugares que já conheço, embora tenha de confessar que não tão profundamente. Infelizmente a crise ainda não fez os portugueses começarem a visitar as belezas de Portugal, em vez de gastarem fortunas em viagens ao estrangeiro. Penso que a crise por enquanto está só nas noticias das nossas televisões que nos massacram com desgraças tentando assim tirar-nos qualquer esperança e otimismo; precisamos deles para andar para a frente e além disso há tanta coisa bonita a ser feita por esse Portugal fora e nada é noticiado. Precisamos de notícias boas que nos façam acreditar que Portugal tem jeito, que o mundo também. Com este pessimismo todo, não vamos a lugar nenhum. Um beijinho e obrigada pela partilha
    Emília

    ResponderEliminar
  30. Estou a passar-me com o Google. Vou beber um aguinha e volto.

    ResponderEliminar
  31. Querida Emília os portugueses são mais dados a saírem para fora das fronteiras, infelizmente há algumas razões para isso, actualmente estão a atenuar-se : somos mal "tratados" pelos nossos compatriotas (principalmente na região sul) e há preços de estada muito mais elevados do que noutros países e o turismo promove pouco determinadas regiões.
    Cá "dentro" costumo ir por mim, com família ou amigos e somos nós que tratamos de tudo.
    Nesta minha passeata tive uma situação um pouco desagradável no Restaurante Lagarto, o próprio dono parecia mais um "lacrau" como disse alguém que me acompanhava.
    Este ano apostei mais nas visitas ao nosso país.
    Belmonte e arredores são visitados por muitos americanos e holandeses e quem os traz cá é o judaísmo, não é a publicidade ao local.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  32. Querida Pitanga e fazes muito bem, não sei o que se anda a passar mas há blogues onde não consigo entrar, outros em que tenho que comentar como anónima, outros que dizem que têm vírus maliciosos, estou seriamente a pensar em parar por uns dias, para ver se mais "esta crise" passa.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  33. Andei por essas paragens no início do mês, mas ainda não tive tempo de escrever sobre isso. Espero poder fazê-lo durante o fds, dando assim início à minha Volta a Portugal em blog.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  34. Querida Blue Shell um beijo aceito sempre...És bem vinda a este meu, nosso, espaço.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  35. Querido Carlos fico aguardando as suas impressões:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar