quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DESCASAMENTO


Pela minha cabeça circula um vento que por vezes se torna ciclónico e tal acontece há bastante tempo, tempo demais penso eu…

Um divórcio magoa sempre, deixa marcas nos intervenientes directos e naqueles que os amam, principalmente quando um deles um dia se vê confrontado com a saída do outro do lar e este outro, adopta uma atitude de guerrilha constante.
Uma autêntica surpresa para todos!
Há justificações de ambas as partes? Tem que haver, caso contrário tudo aquilo porque se passou depois, não faz sentido nenhum.   
Demorou 29 longos meses para ser oficializado, finalmente veio o verídico, já não há casal! A “parte” que conheço melhor sentiu um alívio imenso mas, ao mesmo tempo está preocupada com a saúde física e mental da outra. Seria alguém muito insensível se assim não fosse…
Como amo ambas as partes, estou triste e não muito feliz com este desfecho. Procurei nunca opinar, não interferir, isso fez com que muitas vezes me sentisse amordaçada. É muito difícil manter uma posição neutral, quando nos apetece dar duas “palmadas” em ambas as “partes” e fazê-las repensar todo o seu percurso de vida em comum, nem que para isso se tivesse que lhes abrir a cabeça à “martelada”… Mesmo assim fui atingida por uma bala perdida que não me feriu “mortalmente” porque, felizmente, ainda sou um osso duro de roer.
 Estranhamente estou aliviada!

31 comentários:

  1. É impossível ficar-se indiferente a um caso como este tratando-se de pessoas amigas ou conhecidas, mas é muito pior quando toca "aos nossos"; a dor é repartida e sofremos na pele com a dor deles e com as consequências que uma mudança de Status Quo traz.

    Pelo o que percebi, o pior já passou... e a partir de agora começa uma nova fase na vida dos intervenientes desta história... e não significa que seja pior. Tenho esperança que seja muito melhor!


    Beijinhos embrulhados numa brisa de esperança :)

    ResponderEliminar
  2. É compreensível que também haja alívio. Basta ele estar aliviado... porque o próprio processo é doloroso mas felizmente, não há menores envolvidos, pois aí seria pior. Da minha experiência, apesar de ser de mutuo consentimento, e de eu até já estar envolvida com outra pessoas, poios só nos divorciamos no papel, alguns anos depois de separados, foi doloroso na mesma... por tudo que tinha construido e perdi e a ideia de familia que tinha na cabeça...há muitos lutos a fazer... enfim... continue a amar as duas partes e a dar apoio à mais frágil se assim desejar, mas realmente agora também começou um novo processo de adaptação e de restruturação das relações entre si... desejo o melhor a todos os envolvidos. Beijinhos solidários

    ResponderEliminar
  3. É normal que os amigos de um casal que amam não queiram vê-los separados e por vezes parece-lhes que as coisas são demasiado óbvias para não serem resolvidas a bem. São perspectivas de quem está de fora, de quem vê as coisas de uma forma distante, mais racional, menos emotiva. E entender os motivos de ambas as partes nem sempre é fácil. Mas quando "as partes" se respeitam e querem o bem um do outro por respeito ao passado comum que tiveram, torna-se mais fácil para todos, familiares e amigos incluidos, um desfecho sem grandes mágoas, sem "balas perdidas"... Quando esse respeito deixa de existir mancha-se toda um vida em comum, magoam-se todos à volta e destrói-se algo que devia existir para sempre...

    ResponderEliminar
  4. Querida Orquídea, estou muito mais "envolvida" do que pensa:):):) Mas ter escrito este post já me aliviou um pouco...aliás o escrever sempre me ajudou a superar momentos menos bons da vida!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. Querida Eva eu sei que compreende este assunto muito bem, melhor do que eu até, porque o viveu na pele, eu sinto-o, sou envolvida pelos afectos, mas sou espectadora, eles são adultos, "eles" foram os protagonistas. As suas palavras fazem-me sempre muito bem ... eu também procuro sempre ver o lado menos mau das coisas...e com este "desabafo" por escrito, tal como disse à Orquídea, ainda estou mais aliviada.
    Muito obrigada por tudo!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. Querido Senhor, sábias são as suas palavras, muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Minha querida, o facto de estar aliviada revela exactamente que gosta, que se preocupa, daí esse alívio...pelo desfecho que foi escolhido por eles.
    Vou confessar uma "coisa"...apetecia-me agora estar ao pé de si...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Querida Autora e não está? Bastou deixar este "sinal" da sua presença".
    Muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Um divórcio dói sempre... mas em alguns casos, é bem melhor assim. O seu alívio mostra que assim é.

    ResponderEliminar
  10. O difícil é conseguir irmos ao longo dos anos detectando as mudanças dos parceiros e ajustarmos o nosso comportamento a elas. Todos mudamos. Eu já não sou, nem penso da mesma forma que pensava quando casei. A minha mulher igualmente. Se o pessoal não fala entre si então dificilmente detectarão as mudanças. Outra coisa que vejo acontecer por demais é o trauma que o pessoal casado tem, em que têm que fazer tudo junto! Deixem-se de paranóias... Se um gosta de fazer uma coisa que o outro não gosta não têm que andar tipo lapas só porque se casaram! Ora se após casarem entram em regime de celibato de gostos, é mais que certo que um dia a panela arrebenta. Depois ainda temos a GRANDE PANCA da Maioria dos Homens continuarem a achar que a mulher é a empregada e que o lugar dela, se não for junto a ele é em casa dela, ou dos sogros! É claro que assim a coisa nunca há-de durar muito...

    ResponderEliminar
  11. Querida S* há casos e casos...Mais vale um divórcio do que um mau casamento.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querido Voz há uma panóplia imensa de situações, todas elas com o mesmo peso para a degradação de um casamento... no fundo só quem está "no convento é que sabe o que ocorre lá dentro".
    Mas é sempre triste ver o fim de um grande AMOR!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Se não estivesses aliviada é que seria estranho, por muito que estas coisas façam mossa...

    ResponderEliminar
  14. Os amigos fica sempre numa posição difícil, mas não são eles qu nos podem dizer as verdades?

    ResponderEliminar
  15. Querido Pinguim estás certíssimo, ufaaaaa!!!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Sentimentos claro que são e mais do que os amigos, existem aqueles que são considerados os maiores amigos...os pais (alguns)!
    Bem vinda a este pequeno espaço, volte...será bem recebida!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Às vezes um divórcio é uma bênção. Exagero? Não. Experimentem ver um casal sendo infeliz e deixando a vida, a juventude passar, sem poder tentar, de novo, ser feliz. Ainda que só uma parte o queira.

    Tudo vai ao seu lugar depois do vendaval.

    ResponderEliminar
  18. Querida Pitanga tens razão...Há razões e razões para que aconteça um divórcio e uma delas é deixar de haver AMOR mesmo que seja apenas de uma das partes...Mas também há divórcios em que a causa não faz sentido nenhum...é apenas porque existiu uma pequena contrariedade que é avolumada por alguém que não tem nada a ver com o assunto, mas que se aproveita da fragilidade de saúde de uma das partes...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  19. Cada vez acredito mais que não vale a pena remar contra a maré...
    Se foi assim que aconteceu, aceitar é o melhor remédio porque aceitar é libertar as dores e as mágoas e ficar livre para novos desafios.
    "Há males que vêm por bem".
    Sofre-se mas tudo volta ao normal e para melhor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. É difícil não sentir quando as pessoas envolvidas são pessoas próximas da gente. Precisamos é apoiar as duas partes, após o divórcio para que sintam que somos amigos dos dois.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. MARIA TERESA, entendo você.Há alguns anos,tive dois colegas de trabalho que se separaram.Ela ficou tranquila e aliviada pelo final do casamento.Mas, ele não se conformava. Fiquei triste, na época, pois gostava de ambos e pelo fato de vê-lo tão arrasado.
    Paloma

    ResponderEliminar
  22. Querida Maria Teresa, se sente aliviada é porque certamente terá sido a melhor opção, para esse casal, verdade?

    ResponderEliminar
  23. Querida Papoila a "aceitação" foi feita há muito...as "lutas" que entretanto se travaram é que deram um certo desgaste que "mexeu" com todos...
    Nem sabes como o"há males que vêm por bem" aqui é tão visível, mas para que este bem tenha chegado há um que está muito mal...
    Sei que estás triste...ultimamente também tenho visto partirem alguns amigos (a minha faixa etária entrou na última etapa da grande viagem)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querido Élys em teoria é assim ... mas nem sempre tal é possível!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Paloma o facto está "consumado", agora têm que olhar em frente...Eu sou um mero peão nesta "história" que não é muito linear.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  26. Querida Turista é isso mesmo...Terminou um ciclo de vida...e atendendo a tudo o que atrasou o processo é mesmo um alívio, o que não impede haver ainda algum sofrimento.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Já me senti assim, nessa tentativa de posição neutral aqui muito bem descrita.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Nada como o tempo para ir resolvendo todos os problemas, mesmo aqueles que parecem não ter solução nunca. Mas têm. Quase de certeza que sabes melhor disto do que eu.
    "O mundo gira e avança" e o amanhã nunca será como o ontem.
    Isto só para te deixar um abraço e um beijo.

    ResponderEliminar
  29. Querida Gábi então compreende bem...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querido Carapau o "agora" já não é o "mesmo" que o "antes", o momento em que escrevi o post....
    Muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  31. Beijinho enorme...e Desembrulhado, porque faz calor "que sa farta" e estou fartinha de "mastigar papeluchos" :) Segredinho?! No Outono, (também!) pode haver Primavera :-)))

    ResponderEliminar