terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O VENTO

A NOIVA DO VENTO de Oskar Kokoschka
Quando deixo os meus pensamentos à rédea solta, eles transportam-me para um jogo semelhante ao que todos sabem fazer: cão, coleira, corrente, prisão... Este meu jogo é apenas semelhante na estrutura desse,mas não associo palavras, associo imagens...
Sentada em frente à minha janela, vejo as frondosas árvores que costumam proteger a minha privacidade dos olhares dos vizinhos do outro lado da praceta, hoje estão nuas, excepto uma, ela ampara carinhosamente algumas folhas, estas abanam ligeiramente como se,  timidamente, quisessem despedir-se de mim. Nesse lento baloiçar, vejo o vento, vejo “ A Noiva do Vento”, vejo a noiva mulher, vejo-me como tendo a meu lado a outra metade da “Noiva do Vento"...
Eu que até não gosto muito do vento!



8 comentários:

  1. Kokoschka, juntamemente com Klimt e Egon Schiele, constituem a trilogia dos melhores pintores austríacos.

    ResponderEliminar
  2. Querido João adorei ver uma exposição dos trabalhos dele em Viena, no Palácio Belvedere... em Maio de 2008, parece que foi ontem!
    Continuação de boa estada rsrsrsrsrsrsrs!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  3. Uma das cidades que eu gostaria de visitar: Viena.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria, Viena é linda, foi reconstruída, após o fim da guerra, a pensar no traçado dos edifícios que tinham existido. Toda a Aústria é bela, um país com locais muito românticos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. Algumas perguntas que me apoquentam:

    - A noiva do vento é uma mulher arejada?
    - Ou é só uma mulher desgrenhada?

    "O vento é bom bailador ..."
    - E a noiva também entra na dança?

    "Baila, baila baila e rodopia,
    Baila, baila e assobia..."

    - E a noiva? Assobia, rodopia ou fica parada a ver?

    Bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Carapau, fiquei totalmente prostrada com tantas dúvidas que semeaste na minha pobre cabeça de pessoa muito idosa ... isso não se faz!
      Vou consultar o Oskar que , por acaso morreu em 1980. Para tal tenho que fazer uma visitinha à Suiça (o que me vai fazer muito bem, aproveito para esquiar, com os cuidados recomendados pelo médico de geriatria que me acompanha há uns anitos), esperando que não tenha sido cremado...
      Aguarda, sem desesperares,uns tempinhos, pode ser?
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  6. O vento é um atrevido que raramente faz alguma coisa de jeito. Assim, e consciente desta verdade indiscutível, não restam quaisquer dúvidas que a outra metade...
    ... levou-a o vento, :))

    Beijinho sem embrulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida GL e não é que levou mesmo? rsrsrsrsrsrsrs
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar