terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

GRANADILHA


Pedindo autorização a um amigo da vida real para publicar a descrição que ele fez da primeira vez que se “deliciou” com a prova gustativa de uma granadilha, fruto de que gosto imenso, e tendo-a, ei-la:

“Foi cheio de curiosidade que abordei o misterioso fruto que me ofereceu.
A unha não lhe consegui meter.
A faca resvalava perigosamente.
Por fim lá consegui violar a casca e introduzir um dedo.
Achei parecido com o interior duma laranja.
Só que, depois de descascar um bocado, verifiquei que era muito mais mole.
Bahhh! Tinha qualquer coisa de placenta com um ser vivo, um feto, lá  nidado.
Estava sempre à espera que o animalzinho saltasse lá de dentro, aos guinchos, como nos filmes.
Corajosamente, tentando afastar estes pensamentos, abri a placenta.
E não é que, em vez de um, estavam lá dezenas(?) deles ainda dentro dos óvulos gelatinosos e movediços!!!
Que nnooojooo!
Apesar de tudo, puxei dos meus brios e fui lá com a boca.
Com a boca, veja só a minha coragem! Mas de olhos fechados!!
Confesso que o gosto era ligeiramente melhor do que a imagem.
Mas, minha amiga, isto corrobora a minha opinião sobre a maioria dos frutos tropicais: não são para mim.
Baaahhhrrr!”

Ainda bem que ele não aprecia, assim quando voltar a tê-las, não lhe ofereço nenhuma e ficam todas para mim!

 Que delícia: hummmmm!!!!

24 comentários:

  1. Ah, ah, ah! Adorei a descrição, não podia estar melhor! E verdade seja dita o teu amigo tem toda a razão, bahhh que nojo!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana porque será que eu quase adivinhava a tua resposta? Ah!Ah!Ah!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  2. Os maracujás querem-se mais roxos... são mais saborosos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida S* esta fruta não é um maracujá, por dentro tem algumas semelhanças, mas no tamanho, na cor, na consistência do "invólucro" é muito diferente.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  3. Conheço pelo nome de maracujá. Nunca ouvi falar que ninguém comece direto da fruta. Faz-se suco, tem que passar a polpa com água e açúcar, ou colocar adoçante depois. Também se faz bolo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Paula o maracujá também se come diretamente e com ele, tal como dizes, pode fazer-se um bolo e outra coisa deliciosa mousse mas, este fruto não é maracujá, é bastante diferente!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
    2. Alguns sites dizem ser da mesma família do maracujá, outros dizem que em alguns países é conhecido como maracujá. A semelhança é incrível, não sei no sabor.
      beijos

      Eliminar
    3. Querida Paula a granadilha é da mesma família do maracujá, conheço ambos e distingo-os bem (pode haver espécies que se confundam) e também consigo distinguir os sabores, ela é mais adocicada.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  4. Maracujá é tudo de bom. Mas raramente as pessoas comem o fruto desse jeito. O suco ou o doce é maravilhoso. E tem mais: é um ótimo calmante.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Paulo tal como respondi a comentários anteriores digo: este fruto não é um maracujá! rsrsrsrsrsrs
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  5. Não conhecia este nome. Maracujá é bom, como todos os frutos tropicais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João claro que não conhecias, nem vais conhecer o maracujá com este nome porque este fruto não é um maracujá, é uma granadilha rsrsrsrs.
      Um dia destes vamos tomar um cafezinho e eu ofereço-te com muita ternura uma granadilha, combinado?
      Estou contigo, quase todos os frutos tropicais são deliciosos!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  6. A granadilha é da família dos maracujás. Quem gosta dum gosta do outro. Um dia ofereceram-me 2 maracujás para eu provar. Abri um, olhei o interior e tive a mesma reacção do teu amigo frente à granadilha. Não comi. Isso foi numa altura da vida, era jovem, em que não "ia com a boca" a qualquer coisa. Depois aprendi a que não se deve dizer não às coisas que se desconhecem. Primeiro provam-se e só depois se deve dizer gostei ou não gostei. Assim, hoje gosto de tudo. Venham as granadilhas...
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Carapau quem fala assim não é gago :))) Venham as granadilhas!!! Eu adoro!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  7. Acho que já provei um fruto desses, salvo erro em França. Minha mulher gostou, mas eu nem por isso.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Gaspar, não está só, há muita gente que não gosta! :))))
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  8. Nunca provei.

    Fiquei com vontade de conhecer.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Pérola é um fruto de origem sul americana. Quando provar diga-me se gostou ou não, combinado?
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  9. É parecido com o maracujá! granadilha nunca provei mas, fiquei com curiosidade...é fruta de Verão não?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lilá (s) é da família dos maracujás mas no aspecto externo são bastante diferentes, a granadilha é maior que uma tangerina normal mas mais arredondada, o maracujá é bem mais pequeno e é alongado, além disso a primeira é alaranjada e o segundo tem uma cor escura, no sabor a granadilha é mais "doce". Já há à venda nesta altura, Corte Inglês, Beloura,...mas é sanzonal sim!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  10. Por dentro parece similar ao maracujá. Mas eu estou com a tua amiga :D No sentido de que também não me sinto atraída pelas frutas tropicais. Até pelas nossas sou pouco atraída ehehe. Mas tropicais, de facto, acho que não combina. Por algum motivo os frutos nascem LÁ e não Cá eheeh.
    Contudo já provei lixias, não sei nem de que zona é (oriental, tropical, não sei) mas até gostei do fruto. É quase como uva e é quase água, que é o que adoro :D Gostas dessas?

    ResponderEliminar
  11. Quanto à aparência, por dentro parece maracujá, por fora é quase do tamanho de um limão mas sem o formato deste, tem a cor e a textura parecida com a pêra, mas a casca é parecida a uma tangerina ou laranja, das grossas. Ehehe. Fica a curiosidade. Provar provo tudo uma vez. Só assim para saber se gosto ou não. Já comi ração e flores comestíveis ehehe. Mas no que respeita a comida estranha neste mundo a lista é enorme e estas duas coisinhas mínimas... Gosto realmente dos sabores simples e por mais que experimente os sabores tradicionais com o gostinho e cheirinho de Portugal acabam sempre por agradar mais :D

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Querida Mãe já o escrevi anteriormente, o maracujá e a granadilha são "primos" mas ao natural, distinguem-se bem! Encontram-se à venda mas só em determinados locais, devo confessar que embora goste imenso do seu sabor, talvez não valham o que custam, é uma compra que só se faz de vez em quando.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar