domingo, 4 de novembro de 2012

TRALHA

Há poucos dias, um Poeta que por aqui passa e deixa sempre uma pegada, escreveu no seu espaço, um pequeno poema delicioso, com trocadilhos apropriados ao contexto poético. Embora a vontade seja muita, como não lhe pedi licença, não o transcrevo, nele está associada a palavra tralha a uma “criança travessa”. Percebi a analogia, mas decidi brincar no comentário que lhe fiz dizendo que uma criança não é tralha mesmo que seja travessa e interroguei: Como é que a mesma língua pode ter significados tão diferentes?

É interessante como uma palavra que se usava pouco nos passa a surgir no léxico diário.
No dia seguinte encontrei tralha, uma verdadeira e real tralha, debaixo do telheiro onde abrigo o meu bólide, há montanhas de anos. O telheiro não é propriamente propriedade minha, é-me emprestado.
Durante a noite um amável (ou uma) vizinho, tinha decorado metade do meu espaço, como se pode ver na fotografia, com uma série de artefactos em muito mau estado de conservação, nojentos e de um modo muito desorganizado, ao menos que fosse tralha arrumadinha.
Infelizmente, em muitos locais, há sempre uma ovelha negra que age no escondidinho da noite e tem este tipo de ações muito pouco civilizadas.

Querido Poeta, mesmo gostando muito do seu poema, afirmo: isto é que é TRALHA! 

18 comentários:

  1. Sim essa é a verdadeira tralha. Nos ecopontos aqui perto de mim, tenho verificado ultimamente que alguém, em vez de algo para reciclar, coloca todo o tipo da tal tralha...em todo o lado existe uma "ovelha negra".
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lilá(s) aqui a história dos ecopontos põe-me histérica, há quem coloque caixas de cartão inteiras no contentor do lixo, com ecopontos mesmo ao pé, queremos lá colocar os sacos de lixo doméstico e não temos espaço.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Querida S* e eu não a vou tirar de lá! Vamos ver o que acontece!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  3. Minha amiga, pior que essa tralha que todos nós acabamos por encontrar nos nossos arrumos, é aquela TRALHA que nos governa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João isso não é tralha é mais qualquer "coisa" para a qual ainda não se encontrou um nome, encontram-se muitos...
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  4. João Roque aqui temos também uma quantidade enorme de TRALHAS a nos governar rs rs
    Tereza, também chamaria isso de tralha com certeza.
    Adorei o texto.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Paulo eu sei que chamaria! O acto pouco cívico do anónimo permitiu que eu escrevesse este texto, divertindo-me com a provocação rsrsrsrsrsrs
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  5. bemmmm... olha a simpatia. já sabias desse teu fã...?? isso é que é amor. confessa, ficaste emocionada com a oferta...??

    agora diz-me uma coisinha... o teu bólide, o que é que se vê dele...??
    não está subterrado, pois não...??

    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Sérgio estou emocionadíssima! O meu bólide está ao lado, safou-se de levar com a porcaria em cima, tive cá uma sorte (ainda não tinha pensado nisso)! O telheiro tem espaço para dois carros,
      se o meu não estivesse lá estacionado, provavelmente enchiam o espaço todo:):):)
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  6. Já custa tanto arrumar e organizar a nossa tralha... agora levar com a tralha dos vizinhos já é muito mau!

    Beijinho arrumadinho no cantinho da face
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Afrodite eu que o diga, ainda tenho alguma tralha para organizar, embora as obras do sótão e da arrecadação tenham terminado (quase, ainda falta uma prateleira e uns remates na viga mestra, coisa pouca)
      Gostei desse beijinho.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  7. Existe tanta tralha que nos sufoca em casa, na alma, no governo, na politica....religiões ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Luís, cá está, tanta tralha em sentido lato!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  8. Tralhas é o que há mais! ;) Um beijinho grande Maria Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Buxexinhas se há. Também há "tralhinhas":):):)
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  9. Antes de me "atirar" ao trabalho, uma pergunta: porque chamamos nós "tralha" aos outros e ao que é dos outros? Não temos/teremos nós a nossa "tralha" também? (Esta divagação ante-obra foi-me sugerida por alguns comentários e não pelo teu post).
    E agora mãos à tralha!

    Dizes que não podemos
    Às crianças chamar "tralha".
    Mas lá para o norte "habemos"
    De lhes chamar "a canalha"!

    Tenho feito muita conquista,
    Muita luta, muita batalha.
    Mas a ti, que és benquista
    Nunca te chamaria tralha!

    Tudo grita, tudo berra,
    Tudo barafusta, tudo ralha.
    Mas se fores passear à serra
    Não leves contigo a tralha.

    E por fim (longe o agoiro)
    Quando te embrulharem na mortalha ** :)
    Deixas cá a prata e o oiro
    E todo o resto da tralha.

    ** E a mim também. :)

    E ao beijo que aqui mando
    (muito maior que uma migalha)
    Guarda-o bem, mesmo quando
    Te apeteça juntá-lo à tralha. :)

    ResponderEliminar
  10. Querido Carapau, de repente a minha veia "rimatória" teve uma branca, mesmo branca ao estilo dos brancos da Paula Rego, "a modos que" não te vou responder em verso rimado:):):) Mas espera pelos próximos:):):)
    Eu não deito nada fora, tenho sempre muita tralha, mas uma tralha organizada e arrumada, recebi o teu beijo e guardei-o junto dela, numa caixinha amarela com um malmequer na tampa:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar