segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CONFISSÃO

Confesso:
- a crise que atravessamos preocupa-me muito
- a falta de civismo põe-me histérica
- a hipocrisia dá-me vontade de “estrangular” meio mundo
- a mentira entristece-me
- a desumanização considero um crime
- o modo como a jovem geração está a ser educada confunde-me
(…)

Paranóia de Salvador Dali 

Com esta pequena confissão quero dizer que estes são assuntos que não quero “discutir” aqui neste espaço, são temas que não me são indiferentes, neles intervenho, com bastante frequência, mas com interlocutores a que possa ver os olhos (creio que quem me lê me compreende).
Durante anos debrucei-me num estudo aprofundado sobre as Ciências do Comportamento e sou uma mulher de Ciências, também não quero falar de assuntos aprofundados sobre Física Quântica, sobre Geometria Euclidiana, sobre a cisão ou a fusão dos átomos, nem em nada que seja afim.
 Aqui gosto de falar dos meus afetos, do meu dia-a-dia, dos meus desgostos e principalmente das minhas alegrias, o que não me impede de aflorar os assuntos que acabei de “renegar” .
“Posto isto e os factos” e continuando numa de confissão, assumo que atualmente, eu que era uma devoradora de livros (não os comia com faca e garfo, não suspendam a respiração) tenho lido muito pouco, não porque me falte material, mas porque ainda tenho alguma dificuldade em concentrar-me na leitura.
Passei por um período muito doloroso, uma fase que se está diluindo no tempo. Para que tal continue a acontecer, e esse estado de espírito fique totalmente arrumado, tenho ocupado grande parte do meu tempo na produção de objetos que vou recuperando de outros que estavam a meio caminho da lixeira mais próxima. As “fugas” que fazia sozinha estão em suspenso, falta-me força anímica!
Continuo a usufruir de alguma futilidade, vou à massagista, frequento uma escola de equitação, tenho uma professora de educação física que vem a casa, trato do meu físico,…sou vaidosa!
Não quero perder o meu lado humano de pessoa que gosta de pessoas, de animais, de plantas, de livros,… nem o meu lado de romântica incurável que vê no AMOR uma panaceia para todos os males!

29 comentários:

  1. São assuntos que preocupam a todos nós, homens e mulheres de bem, de qualquer idade, qualquer que seja a sua formação académica... mas que preocupam a dobrar a quem tem filhos e netos.

    Mas também não podemos fazer como a galinha a quem caiu um bago em cima da cabeça e se deixou levar pela histeria ao ponto de anunciar que o mundo ia acabar.

    Tempos de viver um dia de cada vez, não abrindo mão daquilo que defendemos e sentimos, procurando a felicidade onde quer que acreditemos que ela esteja.

    A Maria Teresa é fonte de inspiração para todos nós.

    Um beijinho confessado
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Afrodite tenho a certeza que entendeu o meu post. Muito obrigada por deixar um comentário tão explícito, com o qual estou em plena sintonia.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  2. Um dia seremos de novo crianças

    mas nesse dia
    não vamos de novo atirar pedras aos pássaros

    Digo eu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Mar nem saltar à corda...
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  3. As pessoas são cada vez mais umbiguistas, isso assusta-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida S* são fruto de uma sociedade sem sonhos,também tenho medo e não apenas por mim, também pelas gerações próximas.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  4. Maria Teresa, Fico contente por ver que se mima e faz muito bem! Tristezas não pagam dívidas e se estivermos arranjadinhas tudo corre melhor! Aproveite bem a vida com muita alegria.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Papoila, fez-me lembrar um anúncio sobre um iogurte (penso que era) "se eu não cuidar de mim, quem é que cuida". Estou a ser injusta, tenho junto de mim pessoas que também me mimam:):):)
      A vida sem alguma alegria não é vida, é apenas sobrevivência!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  5. Procurar prazer em todas as nossas atitudes é o melhor que se pode fazer
    kis .=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Avogi por muito egoísta que possa parecer, procuro não fazer "fretes".
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  6. É verdade que estamos a bater no fundo, mas não é o fim.
    "Depois da tempestade, virá a bonança!"
    É preciso acreditar nisso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mammy uma mãe com os pés bem assentes no chão que pisa, acreditar é meio caminho andado para se realizarem sonhos.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
    2. Tão verdade, Maria Teresa, tão verdade, apesar de difícil, por vezes, manter a crença!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu como mulher da Ciência subscrevo inteiramente as suas palavras Maria Teresa. A era do facilitismo chegou e ficou. Fácil e desprovida de valores! Há que manter a esperança. Beijinhos grandes querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Buxexinhas quando disse que era uma mulher da Ciência queria referir-me que no meu blogue não vou colocar temas sobre o assunto para "discussão" tal como a Buxexinhas faz, fala nas suas emoções, no seu estado de alma,mostra-nos o seu "interior"... Isto não quer dizer que "reprove" quem o faz, longe disso:):):)
      Beijinhos para si querida!

      Eliminar
  8. As suas preocupações são as minhas também. Mesmo estando do outro lado do Atlântico - nada muda.
    Mesmo sendo um homem da Ciência (ou já fui? nem sei mais rs). Ainda continuo devorando livros.
    E adorei saber que você se cuida com afinco.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Paulo nada muda ou muda mas para uma abertura maior ao egoísmo, à incúria, ao abandalhamento dos afetos,...
      "Jurava" que era um homem de Letras rsrsrsrsrs, julgamento precipitado tendo como pista os belíssimos poemas e as prosas poéticas que publica.
      Claro que me cuido! Sou vaidosa qb rsrsrsrs, às vezes, até sou "exótica", quando decido usar longas túnicas e os meus tão badalados chapéus e afins rsrsrsrsrs. Gostava de deixar aos meus netos uma ideia de avó diferente do vulgar embora sem perder o meu lado de "mandona" e educadora rsrsrsrsrs.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  9. Física Quântica, Geometria Euclidiana?

    Não, por favor, não.

    Fala-nos de amor, fala-nos da Mulher fantástica que és, fala-nos de sonhos e projectos, fala-nos como tão bem sabes, mas...?
    Da crise, da falta de civismo, da falta e respeito, de desnorte, de...

    Não, não fales dessas verdades amargas.
    Beijinho SEM embrulho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Terezocas estou chorando de tanto rir,achei muita graça ao teu comentário.Não devia ter essa vontade, sei que há verdades amargas, muitas, demasiadas, mas se aqui escrevesse sobre elas, o resto dos meus dias,infelizmente, não chegavam para dizer tudo o que penso e sinto sobre o assunto e pouco ou nada resolvia, resolvem-se assuntos "volumosos" com acções, para palavreado oco bem nos basta a grande maioria dos homens que se auto intitulam políticos.
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  10. Hum, já me tinha parecido que a Maria Teresa não estava cá! mas tenho o pressentimento de que está quase de volta...animo, estamos todos no mesmo barco (quase a ir ao fundo).
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lilá(s) estou por cá quase inteira:):):)
      Espero que o "quase" de ir ao fundo não aconteça, isto é o meu lado otimista a falar!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  11. Eu gostaria de ter a mesma atitude que tu, que não condeno e até aprovo.
    Mas, de vez em quando o meu lado Carneiro impele-me para a virulência e tenho que desabafar. E com a situação como está, perco-me até e torno-me agreste e mal criado, coisa que por natureza não sou; e chamo nomes a esta canalhada toda.
    Ainda agora acabei de ler um comentário teu ao Carlos em que afirmas, com graça e ironia que estamos todos "refundidos", baseada em mais uma diatribe do Ken de Massamá; pois logo me fugiu o pensamento para algo mais radical - qual "refundidos" qual carapuça, estamos é todos f*****.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João acredita que quando escrevi o comentário, o meu pensamento também foi para essa palavra que escondeste, mas consegui conter-me:):):) Não sou Carneiro, sou Virgem e estas ainda se vão contendo, até um dia...então seremos FOGO! Nessa altura "refundimos" tudo e todos!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  12. nunca fui grande entendedor de politica e cada vez mais... ignorante continuo embora, confesso, não esteja alheio, indiferente, e sem pensar no que será o futuro do meu filho e de todos os outros que refletem uma das gerações futuras.
    também sou amigo do otimismo logo, neste momento continuo a valorizar o hoje e a tentar não ir por caminhos diluvianos para o amanhã.

    por falar em caminhos... está na hora de ir passear a minha cadelinha, aqui, pela beira mar. "aqui" porque tenho a beira mar ao atravessar da rua.

    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Sérgio há quanto tempo mas não me esqueci de ti!
      Vejo que continuas a pautar a tua vida por um dia de cada vez, folgo com isso. O humor também não te falta, está de boa saúde.
      Beijinhos embrulhados para ti amigo!

      Eliminar
  13. Subscrevo a sua confissão...E o comentário da Afrodite, e outros sobre si! A Maria Teresa e uma lufada de ar fresco no nosso ambiente, por vezes demasiado pesado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Tio sou é uma felizarda por estar rodeada por pessoas como as que passam por aqui ( e não só!).
      Muito obrigada!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  14. Não podia concordar mais contigo... bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miss isso é bom para ambas:):):)
      Obrigada por teres visitado este cantinho, volta sempre és bem recebida.
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar