segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IRS

Não me digam nada, não falem comigo … estou “piursa” (pior que uma ursa a defender a cria), fui pagar o meu IRS, melhor dizendo pagar um excedente porque todos os meses recebo a minha pensão com os descontos, de tão malfadado imposto, sacados.
O pagamento não foi totalmente pacífico, o meu banco não dava autorização para o fazer através da caixa multibanco, … depois de umas “manobras”que me deram para rir, as coisas compuseram-se e, muito mas mesmo muito contrariada, lá paguei.
Quem gosta de pagar impostos? Vá confessem …sempre quero ver se aparece alguém e neste clima meio a sério, meio a brincar, confesso que não gosto, mas sei que tenho deveres (tenho pena é de não ver grandes melhorias por “aqui”…) e obrigações. Enquanto paga e não paga lembrei-me da foto que segue em anexo que desviei da página do Facebook de um amigo.





Sinto que foi quase isto que se passou comigo, foi este o modelo de declaração utilizado:):):)
Agora já podem dizer tudo o que vos apetecer, só não digam que se pago tanto imposto é porque recebo muito… se o fizerem eu começo a urrar e a morder!
( mas que raio de texto tão parvo que acabei de escrever, e ainda por cima, vou publicar)


37 comentários:

  1. maria teresa,

    O texto não é parvo, mas ainda que fosse estavas perdoada.
    Quem é que fala de IRS (abençoado seja!) e fica no seu estado normal?! Claro que tens que estar "piurça", ou melhor, "super piurça".
    Achas que deves pagar? Já sabia que eras uma menina "às direitas", mas tanto...?
    Eu pago porque sou obrigada. Noutras condições pagá-lo-ia sentindo cumprir um dever cívico, logo, fá-lo-ia com gosto. Mas, por amor de Deus, com este desnorte não me peçam milagres.

    Beijinho SEM embrulho.

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ver que apesar de tudo, a boa disposição continua a reinar por aqui.

    Beijinhos já desembrulhados... (que é para dar menos trabalho...)

    :)

    ResponderEliminar
  3. ahahah Roubam-nos quanto podem... e não dão nada em troca.

    ResponderEliminar
  4. Querida Terezoca que milagre? O da multiplicação dos euros? Safa! Era bom era...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Ó Maria Teresa, enquanto não nos pedem mais do que recebemos, ainda vamos podendo fazer contas... já viu se perguntavam Quanto? Mande-nos tudo e ainda mais x!! rrrsssss tenho a impressão que já faltou mais!! A pergunta que nos fez(se gostavamos de pagar o IRS...), era a brincar, não era?????????????????????????????????? Piursa é uma palavra gira!!!!! :)))) Beijinhos embrulhados para si! Olhe que estes rendem muito!(depositar no banco dos afectos e depois é só ver os juros a crescer!!) :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Orquídea sempre ouvi dizer que "tristezas não pagam dívidas":):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Querida S* tenho pena que se tenha chegado à situação actual...as pessoas que viveram o 25 de Abril,nunca sonharam que após 37 anos, os portugueses estivessem a passar por uma crise como esta.
    Também não gostava de estar na época anterior,...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Querida Eva "vire para lá essa boca" não vá algum ouvido mais atento ouvir e então é que são elas...vamos começar a pagar por existirmos:):):) Também penso que os "miminhos" rendem bastante, ajudam-nos a enfrentar tanta "agressão" (que é coisa que não falta por aí)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria Teresa, acho que ninguém gosta de pagar! Eu não gosto, nadinha! :P

    ResponderEliminar
  10. O IMPOSTO, por si só já tem um nome do caraças. É aquilo que nos é imposto e não há como refilar!

    Agora, se voltasse para nós, assim, com a mesma rapidez que vai, em benefícios...mas ó ilusão!

    Boa noite Maria Teresa. Já escurece mais cedo, não é?

    ResponderEliminar
  11. Querida Manuela e aqui "vai(ou vem) mais uma":):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. O texto está engraçado e também não gosto nada de ter de pagar imposto...acho que só não me importaria se fosse para pagar o imposto devido por ter ganho o euromilhões :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Imposto? Aqui no Brasil são tantos que não sobra nada.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  14. Calma, amanhã é outro dia, evito falar de imposto, corro o risco de insónia...
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. quando toca a pagar...ui, é aborrecido ainda por cima depois dos descontos feitos mensalmente que nada é dado sem desconto.
    kis :=(

    ResponderEliminar
  16. MARIA TERESA, já vi que tanto faz viver aqui, como aí, a desonestidade, na aplicação de nossos impostos, é a mesma. Não nos conformamos em pagar tanto para receber nada, em troca.

    Beijos

    Paloma

    ResponderEliminar
  17. Querida Pitanga impostos e escuridão, é mesmo assim... Os dias começaram a estar mais "pequenos" mas a diferença ainda não é muito grande, o que me incomoda mais é este Verão com um tempo muito incerto, cada dia é uma surpresa, o sol ora nasce radioso, ora não se vê durante quase todo o dia (no local onde estou claro, pertinho da praia do Magoito).
    Melhores dias virão ... vou tentando convencer-me que o Outono e o Inverno também têm os seus encantos ( e têm mesmo!)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Querida Gábi...queria!!! Ao menos joga':):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querido Paulo parece-me que o "mal" é geral:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Querida Lilá (s) falar pode "atrair" ainda mais não é verdade?:):):)
    Estou com alguma "inveja" das suas férias, nesse local onde ainda não consegui ir!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Avogi "paga e não bufes", é quase assim, não é verdade?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querida Paloma creio que a todos nós preocupa pagar tanto e ver "toda" a gente a viver em condições de vida cada vez pior (tem havido também muito abuso por parte de alguns, que "vigarizam" imenso nas suas obrigações e que "mendigam" subsídios de um modo menos honesto).
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. Quando uma pessoa se queixa por pagar muito de impostos, eu em geral dou um conselho: peçam para receber menos de ordenado e/ou pensão.
    Vão ver como os impostos diminuem.
    :)
    A ti, muito particulamente, digo: não chores, paga e mantém esse sorriso luminoso no rosto. :)
    Bjo. (que ainda não paga IRS).

    ResponderEliminar
  24. Quanto ganhou no ano passado???
    mandem-nos tudo!!!
    Pergunto Teresa o que pensam que nos resta para mandar???? rsrsrsrsrs
    Depois de meterem as mãos nos nossos ordenados e afins para pagar sabe-se lá o quê, ficam os buracos no bolso...para não dizer no Estado!!!
    Tem mais que razão em ficar PIUpiuPIUrça!!! Masi piu que urça, mas vai dar ao mesmo...lol~
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Querido Carapau eu subi de escalão por meia dúzia de euros...mas é ilegal diminuir esses trocos (e compreende-se, diminuíam pouco e eu deixava de pagar muito mais)...Este ano já paguei e já estou a juntar para pagar para o ano, porque neste, depois do que desconto todos os meses ainda paguei o que recebo de pensão de viuvez durante 6 meses:):):)
    É que sou muito burra, andei durante longos anos, a pagar um CR (complemento de reforma) que não descontava nada no IRS ao contrário dos PPRs.:):):) Sou uma excelente economista em meu desfavor:):):)
    Sei que infelizmente há pessoas em muito pior situação e isso aflige-me bastante.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  26. Diz aqui a comentadora CF - "eles metem as mãos nos nossos ordenados para pagar sabe-se lá o que". Sabe sabe CF !
    Leio aqui na Revista Sábado nº378 que, Paulo Porta nomeou um BOY do CDS (Nuno Fernandes Thomaz) para a C.G.D.
    Diz também a Sábado, que este rapazinho com ar enfezado, vai auferir por ano o dobro da chanceler alemã Angela Merkel
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  27. Querida CF estamos sem dúvida a atravessar uma crise gravíssima, eu não me "posso chorar" muito porque vivo benzinho (já comecei a deixar de "me mimar" em muita coisa mas isso até não me preocupa muito, tenho saúde e a vida dos que amo, embora haja alguns sobressaltos de vez em quando, dá-me momentos de felicidade)...mas tenho a consciência que trabalhei muito e o meu marido também, para conseguir alcançar o nível de vida que tenho usufruído... Custa-me pagar sem saber bem para quê...E sei que infelizmente há muitos como eu, levaram uma vida muito certinha e agora estão num torvelinho de preocupações.
    Safa! Fiz cá um testamento e pouco disse...
    "Chorar" não resolve nada, e neste momento já não me apetece muito remar contra a maré...egoisticamente estou a tentar libertar-me deste tipo de problemas...:):):) Brinquemos então um pouco e libertemos a nossa ingenuidade da "criança" que todos temos dentro de nós...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Concordo...se nos pudermos libertar de pensamentos tristes vamos em frente!!! Por isso gosto de brincar e o meu humor não vou destruir à conta dos narcisistas que nos têm (des)governado...
    bjs
    PS: se o que tem foi à custa do seu trabalho, acredito que não goste de o dar de mão beijada a quem não o faz seriamente :(

    ResponderEliminar
  29. Querido Gaspar mas isso é "uma gota no meio de um oceano"...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Se eu soubesse que os meus impostos eram bem aplicados, não me importava nada de pagar. O problema é que são gastos de forma inadmissível, em Feiras de Vaidades

    ResponderEliminar
  31. maria teresa,
    às vezes pagamos sem ter recebido!!!! Acontece Às empresas que prestam serviços ao estado, com grande frequência.
    E penhoram as contas bancáris com grande facilidade e desfaçatez...
    Ainda bem que pelo menos recebeu!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Querido Carlos é essa também a minha opinião!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. Querido Tio eu sei que há casos como o que cita e que devem causar revolta...mas eu nunca me meti em "negócios de risco". A minha família tem sido sempre trabalhadora por conta de outrém, de modo que quando chega a hora de pagar tem que pagar sempre, não tem como fugir, porque se o pudesse fazer talvez o fizesse... Estou totalmente de acordo com o que o Carlos Barbosa de Oliveira diz.
    A nossa sociedade cada vez é mais injusta e, infelizmente, a culpa não tem sido apenas dos governos, todos nós temos a nossa quota parte...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Eu até agora nunca paguei nada de IRS, sempre tenho recebido.
    Mas isso não significa que esteja a ser beneficiado, mas sim que me têm roubado nos descontos...
    Gostava era de saber quando me devolvem o dinheiro que me roubaram durante meses, deduzindo-o à pensão mensal, por causa de um processo kafkiano, que evidentemente foi arquivado; mas os milhares (não, não é erro), que me roubaram, quando os devolvem? e será com juros, que eles tanto gostam de aplicar?

    ResponderEliminar
  35. Querido Pinguim tens recebido uma "ova", devolvem-te o que pagas a mais todos os meses.
    Os impostos são uma treta, acabei de acordar de um pesadelo que já registei e que irei publicar um dia destes, penso que ter falado em impostos (que considero excessivos e injustos) e de ter andado a ouvir "medidas" que se estão a aplicar e outras não...foi o detonador para esse pesadelo...estou cansada e resmungona:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  36. maria teresa,
    também concordo em absoluto com o Carlos Barbosa de Oliveira. São tão mal gastos os nossos impostos!

    ResponderEliminar
  37. Querido Tio é exactamente isso que me dói mais!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar